ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em um dia 368 se cadastraram para doar medula óssea

Redação | 30/11/2008 14:29

Realizada na quarta-feira, dia 26, a campanha para arregimentar doadores de medula óssea, da Central de Transplante, cadastrou 368 potenciais doadores em apenas um dia. A campanha foi feita na Santa Casa da capital e apesar da chuva, atraiu centenas de pessoas.

O interesse na doação é a esperança para quem está na fila, de encontrar um doador compatível. Segundo estatísticas, a chance é de um em cada cem mil pessoas. Em Mato Grosso do Sul o cadastro atual registra 43 mil doadores - desse total somente 4 encontraram a compatibilidade e foram transplantados.

Entre irmãos de mesmo pai e mesma mãe, a possibilidade de encontrar doadores compatíveis é de 25% por isso, quanto maior o cadastro de doadores maior a chance de que uma pessoa adoentada encontrar compatibilidade sangüínea, afirma a coordenadora da Central, Claire Miozzo.

O cadastro de doadores de órgãos é feito todos os dias.       Para ser um doador de medula é necessário duas coisas:  não ter contraído hepatite do tipo B ou C e não ser paciente com câncer. Os interessados em doar medula podem ser dirigir ao Hemosul que fica na avenida Fernando Correa da Costa, 1304, esquina com Padre João Cripa, centro. O horário de atendimento é das 7h às 17h30. O telefone para contato é o 3312-1500.

Nos siga no Google Notícias