ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Em uma semana, 12 crianças com leishmaniose foram internadas no HU

Paula Vitorino | 22/02/2011 18:13

Números de pacientes da pediatria com a doença tem aumentado desde o início do ano

Internações de crianças com leishmaniose no HU têm crescido nos dois últimos meses. (Foto: João Garrigó)
Internações de crianças com leishmaniose no HU têm crescido nos dois últimos meses. (Foto: João Garrigó)

Em uma semana, ao menos 12 crianças foram internadas com leishmaniose no Hospital Universitário (HU) em Campo Grande. A reportagem do Campo Grande News apurou que entre 15 pacientes da ala de pediatra do hospital, 12 estavam internados com leishmaniose, na última sexta-feira (18).

As crianças atendidas são da Capital e de cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Segundo informações da médica infectologista pediatra do HU, Yvone Maia Brustoloni, o número de internações de pacientes entre 1 e 12 anos infectados com leishmaniose têm aumentado desde meados de janeiro deste ano.

Hoje (22), de acordo com a pediatra, seis crianças com a doença estão internadas no HU. As demais, receberam alta recentemente – os pacientes ficam em torno de 20 dias no local.

As causas para o alto índice do número de crianças com leishmaniose é desconhecida pelos funcionários do hospital.

“Atendemos uma média de 6 pacientes por mês, durante todo o ano, mas realmente tivemos um aumento considerável nos dois últimos meses”, afirma Yvone.

Por ser o hospital referência no tratamento da doença no Estado, os paciente diagnosticados com leishmaniose de outras cidades são encaminhados para tratamento na Capital.

Ainda de acordo com a infectologista, quase 100% dos pacientes internados tiveram uma boa recuperação, graças ao diagnóstico precoce e o tratamento correto. Nenhum óbito pela doença foi confirmado pelo setor de pediatria do HU.

A reportagem não conseguiu contato com a SES (Secretária Estadual de Saúde) para informar como está a situação da leishmaniose no Estado.

Nos siga no Google Notícias