Com apoio de sindicatos e centrais, Dieese deve instalar escritório em MS
Mato Grosso do Sul pode contar com escritório do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômico), instituto na área de pesquisa que possui unidades regionais em 17 estados e 662 entidades associadas.
Reunião para discutir o assunto foi realizada no último dia 26 e contou com representantes das entidades sócias Sinergia, Sinttel, Sindicato dos Comerciários Campo Grande, Sindicato dos Bancários de Campo Grande, Sindjus-MS e Fetems, além das centrais sindicais CTB, CUT e Força Sindical e de outras oito entidades não sócias.
Para a criação do escritório serão necessárias, ao mínimo, doze filiações. A sede provisória do departamento funcionaria na Fetems.
Conforme cronograma proposto no encontro, a próxima reunião para discutir a implantação do Dieese no Estado ocorre no dia 24 e as filiações devem ser aprovadas até março.
A assembleia para a criação do escritório deve ocorrer em abril e, a partir disto, inicia-se o processo de seleção para contratação e treinamento do supervisor técnico e pesquisador.
O Dieese foi criado em 1955, fundado pelo movimento sindical brasileiro para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores.