ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Empregos

Concurseiro que já passou em 33 provas desenvolve técnica e dá dicas

Renata Volpe Haddad | 03/09/2016 10:48
Primeiro concurso prestado por Ronaldo foi aos 14 anos quando ele gabaritou a prova de redação.(Foto: Fernando Antunes)
Primeiro concurso prestado por Ronaldo foi aos 14 anos quando ele gabaritou a prova de redação.(Foto: Fernando Antunes)

Com aprovação em 33 concursos no currículo, Ronaldo Rodrigues Moisés, 33, desenvolveu uma técnica para se sair bem em provas e conseguir aprovações no tão sonhado emprego público, chamado por ele de gatilhos mentais. Mas o segredo, segundo ele, ainda é estudar e muito.

Ele conta que a primeira aprovação em processo seletivo foi aos 14 anos, quando gabaritou a prova de redação. Com o passar dos anos e sem parar de se inscrever em concursos, ele desenvolveu o método para realização de provas. 

Formado em Educação Física, atualmente o concurseiro trabalha na Sed (Secretaria estadual de Educação) e faz doutorado na UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), para ele, uma das provas mais concorridas e difíceis que prestou.

Segundo Moisés, não há concursos impossíveis, mas é preciso estudar bastante para poder se destacar. "Vejo que os candidatos ficam preocupados com o número limitado de vagas, mas quem realmente estuda para as provas é apenas 10% dos inscritos, então a concorrência são essas pessoas", informa.

O método chamado de gatilho mental é tudo o que o candidato estudou a vida inteira e está guardado no subconsciente. A dica é começar a prova lendo as respostas e não as perguntas. "A pergunta serve justamente para confundir o candidato. Quando se lê as respostas primeiro, seu subconsciente te alerta que já viu aquilo em algum lugar. Depois disso, é importante ler a pergunta e aí então eliminar as outras opções de resposta".

O método de Ronaldo serve para qualquer tipo de prova. (Foto: Fernando Antunes)
O método de Ronaldo serve para qualquer tipo de prova. (Foto: Fernando Antunes)

Para eles, decorar o conteúdo não ajuda em nada. "Essa é a mania que os candidatos têm, mas que não ajuda. Quem presta concurso precisa ser atleta, ter disciplina, que é se dedicar para a prova, foco que é definir qual carreira seguir e método, que é 50% do êxito do candidato".

Outra dica é o candidato se preparar não apenas para a prova, mas ter preocupação também com o condicionamento físico. Conforme Moisés, são 4 horas sentado olhando para uma prova sendo que em 50 minutos o corpo já está cansado.

"É preciso ter condicionamento físico para não sentar de qualquer jeito. Usar roupa confortável é fundamental, não precisa comprar uma roupa nova, porque ela pode te incomodar no momento de concentração".

Ir de chinelo fazer a prova é outra fato que chama a atenção entre as dicas de Ronaldo. Segundo ele, dependendo do edital, não há problema em usar chinelo no dia. "Quando você coloca o pé no chão, isso causa conforto e faz com que você volte a se concentrar no momento. E outro ponto importante é comer doce, pois cérebro consome açúcar, então não tenha vergonha de levar chocolate ou uma fruta, coma".

Escrever na prova também é essencial para se ter êxito, segundo o método de Moisés. "Não tem que fazer apenas um x na resposta correta. Rabisque, escreva, deixa o subconsciente trabalhar e as respostas corretas vão aparecer. O candidato tem que adquirir habilidade de interpretação".

Nos siga no Google Notícias