Faça checklist para não ter imprevistos domingo na prova do Enem dos Concursos
Veja quais documento levar e os horários em Mato Grosso do Sul
No próximo domingo (5), 760 mil candidatos participam do CNU (Concurso Público Nacional Unificado), o chamado “Enem dos Concursos”, que vai selecionar para 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. As provas serão aplicadas em 1.294 locais em todo o país, sendo sete deles em Campo Grande. Em Mato Grosso do Sul também haverá aplicação em Corumbá, Três Lagoas e Dourados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Para entrar nas salas, o candidato deve apresentar documento oficial com foto. São aceitos tanto os documentos impressos quanto os digitais, desde que acessados nos aplicativos oficiais do GOV.BR, como CNH Digital, e-Título ou Carteira de Identidade Digital. Não são aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias. Entre os documentos válidos estão carteiras expedidas por órgãos de segurança pública ou conselhos profissionais, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho e CNH. Não valem certidões de nascimento, CPF, título de eleitor, carteiras de estudante, documentos ilegíveis ou sem foto.
Embora não seja obrigatório, a organização recomenda levar o cartão de confirmação impresso, que informa o endereço do local da prova, horário de apresentação, número de inscrição e, quando for o caso, dados sobre atendimento especializado ou uso de nome social. Também é preciso levar caneta esferográfica azul ou preta, em material transparente.
As provas começam às 12h no horário de MS, mas os portões fecham às 11h30. Para o nível superior, a etapa objetiva terá 90 questões, com duração até 17h. Já para os cargos de nível médio e técnico, a avaliação terá 68 questões, com término às 16h30.
O cronograma prevê que o resultado da prova objetiva e a convocação para a etapa discursiva sejam divulgados em 12 de novembro. A segunda fase, com prova dissertativa, está marcada para 7 de dezembro. A verificação de cotas ocorrerá entre 30 de novembro e 8 de dezembro, e o resultado final do concurso está previsto para 30 de janeiro de 2026.
De acordo com o Governo Federal, 7.933 pessoas se inscreveram para o certame em Mato Grosso do Sul. O número representa uma queda de 81,6% em relação ao processo seletivo de 2024, quando 43.325 sul-mato-grossenses disputaram vagas. O Estado ocupa a quinta posição no ranking com menor número de inscritos, à frente apenas de Tocantins, Amapá, Roraima e Acre. Na outra ponta, Rio de Janeiro (108.838), Distrito Federal (102.940) e São Paulo (77.682) concentram os maiores volumes de participantes.
Em nível nacional, o maior número de concorrentes está no bloco 9 – intermediário – regulação, com 177.598 candidatos. Em seguida, vem o bloco 5 – administração, com 173.829 candidatos, e o bloco 1 – seguridade social (saúde e assistência), com 127.970 inscritos.