ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Empregos

Funtrab promove evento para reunir empregadores, deficientes e reabilitados

Caroline Maldonado | 24/09/2015 13:17
Deficientes poderão se inscrever em seleção de emprego (Foto: Divulgação)
Deficientes poderão se inscrever em seleção de emprego (Foto: Divulgação)

Amanhã (24) é o Dia D para pessoas com deficiência ou que cumpriram o programa de reabilitação profissional e estão a procura de um novo emprego. A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) reunirá empresários e trabalhadores, além de oferecer palestras sobre o assunto, na sede em Campo Grande.

O evento começa as 7h30 e as atividades se estendem até as 17h, na Rua 13 de Maio, nº 2773. Durante todo o dia, o atendimento será somente às pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

As palestras terão foco na Lei Complementar 142/2013 e no BPC (Benefício de Prestação Continuada). O objetivo é esclarecer as dúvidas e falar sobre os direitos dos beneficiários.

O evento ocorre em todos os Estados do país e tem como parceiros as superintendências regionais do Trabalho, o Sine (Sistema Nacional do Emprego), o INSS e outros órgãos governamentais, segundo o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta. “Precisamos sempre valorizar iniciativas que visam promover a inclusão e a igualdade, desenvolvendo ações de qualificação e conscientização das empresas para a inserção dessas pessoas no mercado trabalho”, comnetou.

O Dia D faz parte da agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. A ideia surgiu de experiências realizadas em Mato Grosso, em 2012 e na Bahia, em 2013, que apresentaram excelentes resultados, em especial na mobilização e conscientização de empregadores.

Em 2014, Mato Grosso do Sul ficou entre os Estados que ocuparam mais postos de trabalho a partir do Dia D, foram 321 empregados. Paraná, ficou em segundo com 296 ocupações. Em todo o país, foram 1.052 trabalhadores conseguiram se recolocar no mercado por meio dessa ação, em maio do ano passado.

Nos siga no Google Notícias