ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é marcado por manifestação

Na principal avenida da Capital pediram respeito e maior atenção do Poder Público

Juliana Brum | 21/09/2015 12:55
Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é marcado por manifestação

No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a manifestação no centro da Capital realizada nesta manhã (21), por mais de 60 deficientes, chamou atenção para denuncias contra o Poder Público que não tem respeitado as leis Federal, Estadual e Municipal de acessibilidade que são aplicadas em Campo Grande, além da falta de medicamentos e materiais de uso específicos que estão em falta na Apae, entregues pelo SUS.

Organizados reuniram assinaturas para que o MP tenha conhecimento contendo todas estas denuncias além da dificuldade encontrada em 99% das áreas no centro de Campo Grande em relação aos acessos em transportes públicos, principais vias e a falta de rampas de acessos.

Segundo o estudante Claudenilson Alves da Costa, 33 anos, a nova frota de ônibus diminui os assentos para deficientes que de quatro chega a dois lugares apenas. "O que dificulta nas horas de pico" ressalta.

"Os problemas com o transporte público são inúmeros, porque muitas vezes por falta de manutenção os elevadores não funcionam e acabamos ficando não mão sem poder subir e temos que esperar outro, isto quando não acontece no último horário e somos obrigados a entrar pela porta da frente" explicou Claudenilson.

Ele também lembrou que para quem usa cadeiras motorizadas não conseguem subir nas calçadas das ruas: 7 de setembro e 15 de novembro por falta de rampas.

Já o policial aposentado, Paulo Camposano, 54 anos, há 20 anos cadeirante declara que sente grande melhores mesmo dentre as dificuldades citadas.

"Eu sinto que muitas coisas melhoraram como até a facilidade hoje para se comprar uma veículo adaptado que há 10 anos atrás ainda era bem burocrático" contou Camposano.

A questão da acessibilidade é um dos itens que todos reclamaram dizendo que quando chove é impossível subir nas rampas de acessos que enchem de água.

Segundo o Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, acessibilidade está relacionada em fornecer condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O autônomo, Éder Francisco de Andrade, 37 anos, ainda reivindicou a falta de recursos que foram cortados pela Prefeitura de Campo Grande para a compra de medicamentos específicos para as crianças da APAE.
"Eles alegam que não tem dinheiro e que foi por conta desta mudança de gestão. Não sinalizam quando será normalizado" ressalta Eder.

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é marcado por manifestação
Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é marcado por manifestação
Nos siga no Google Notícias