ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  01    CAMPO GRANDE 11º

Empregos

Interessados na carreira de magistratura podem se inscrever em exame até dia 17

Exame Nacional da Magistratura é o primeiro passo do processo seletivo para quem deseja ser juiz

Por Gabriela Couto | 13/03/2025 18:08
Interessados na carreira de magistratura podem se inscrever em exame até dia 17
Sessão de posse de novos magistrados no TJMS (Foto: Arquivo/Assessoria de imprensa)

A Fundação Getulio Vargas (FGV) está com os últimos dias de inscrições aberitas para a terceira edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), um processo seletivo fundamental para quem deseja ingressar na carreira pública da magistratura.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Fundação Getulio Vargas (FGV) está com inscrições abertas até 17 de março de 2025 para a terceira edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam). O exame é essencial para bacharéis em Direito que desejam ingressar na carreira pública da magistratura. A prova objetiva, com 80 questões, será realizada em 18 de maio de 2025 e abordará diversas áreas do direito. Para ser aprovado, candidatos de ampla concorrência devem acertar 70% das questões, enquanto negros, indígenas ou deficientes precisam de 50%. A inscrição custa R$ 120 e o resultado sai em 31 de julho de 2025.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de março de 2025, por meio do site da FGV Conhecimento, que é a banca organizadora do exame.

O Enam é um requisito essencial para que bacharéis em Direito possam se inscrever em concursos públicos da magistratura, como aqueles para tribunais regionais federais, tribunais de trabalho, tribunais militares e tribunais estaduais.

A prova tem como objetivo proporcionar uma maior democratização ao acesso à carreira jurídica, buscando mais equidade entre os candidatos e ampliando as oportunidades para grupos diversos.

O processo seletivo deste ano será composto por uma única fase: uma prova objetiva com 80 questões de caráter eliminatório, sendo que não haverá classificação. A avaliação cobrirá diversas áreas do direito, incluindo direito constitucional, direito administrativo, direito processual civil, direito penal, direito empresarial, direitos humanos, além de noções gerais de direito e formação humanística.

Para ser habilitado, o candidato de ampla concorrência deverá acertar ao menos 70% das questões, enquanto candidatos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência devem atingir um mínimo de 50% de acertos.

A prova será realizada no dia 18 de maio de 2025, das 13h às 18h (horário de Brasília). O valor da inscrição é de R$ 120 e o pagamento deve ser efetuado por meio de Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU), até o prazo final de 18 de março de 2025.

Os resultados do exame serão divulgados no dia 31 de julho de 2025, e a certificação de habilitação obtida terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período.

Regulamentado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o Enam conta com a supervisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a colaboração da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho (Enamat).

A prova será aplicada em todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, reforçando o caráter nacional e unificado do exame.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias