ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Empregos

MS criará 13 mil vagas em 2011, mas terá 24 mil qualificados sem colocação

Marta Ferreira | 28/04/2011 16:47
Indústria vai criar mais de 4 mil empregos, segundo estudo. (Foto: Divulgação)
Indústria vai criar mais de 4 mil empregos, segundo estudo. (Foto: Divulgação)

A economia de Mato Grosso do Sul vai gerar, até o final deste ano, 13.509 empregos, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Em compensação, mais de 24 mil trabalhadores com experiência e qualificação não serão ocupados pelomercado.

De acordo o instituto, a maior parte das vagas que serão criadas será no comércio, com 7.170 postos. Na sequência, vem a indústria, que, conforme a estimativa do Ipea, vai criar 4082 empregos.

A construção civil, setor onde o aquecimento já vem de bastante tempo, será o terceiro maior responsável pelo surgimento de vagas, com 2351 vagas.

O setor agrícola, com perda de 1846 vagas, e a administração pública, com menos 45 empregos, são os destaques negativos na estimativa do Ipea. No País, serão criados 1,7 milhão de empregos em

2011.

Desocupados- Em relação ao chamado “excesso” de mão de obra, a análise feita pelo Ipea indica que mais de 1 milhão de trabalhadores com experiência e qualificação profissional permanecerão desempregados no País, mesmo com o incremento dos postos de trabalho durante o ano.

Em Mato Grosso do Sul, esse universo é de estimado em 24.527 mil trabalhadores dos diversos setores.

Junto com a Bahia, o estado está no grupo dos únicos que, de acordo com o Ipea, a não registrar problemas de falta de mão de obra.

Nos siga no Google Notícias