ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Empregos

Por meio do Pronatec, 349 detentos do Estado fazem cursos profissionalizantes

Liana Feitosa | 24/12/2014 19:00
Ao todo, 18 cursos profissionalizantes foram oferecidos em 13 unidades penais. (Foto: Divulgação)
Ao todo, 18 cursos profissionalizantes foram oferecidos em 13 unidades penais. (Foto: Divulgação)

Por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), 18 cursos profissionalizantes foram oferecidos em unidades penais de nove cidades de Mato Grosso do Sul no segundo semestre deste ano. Ao todo, 349 reeducandos custodiados pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Segundo a divisão de educação da Agepen, os internos de 13 unidades do Estado receberam qualificações pelos cursos de pedreiro, vendedor, manicure e pedicure, pizzaiolo, salgadeiro, operador de computador, aplicador de revestimentos cerâmicos, pintor de obras e armador de ferragem.

Custodiados da penitenciária de Naviraí, a 366 quilômetros de Campo Grande, puderam, pela primeira vez, ter acesso aos cursos. Nessa unidade, as capacitações são nas áreas de pedreiro e pintor de obras, totalizado 36 detentos qualificados.

Oportunidade - Marcelo Soares Duarte, 36 anos, é um dos 19 alunos do curso pintor de obras. Para ele, a oportunidade é “um grande passo na vida”. “Não tenho profissão e estou para sair para regime semiaberto e terei uma profissão, e espero conseguir um emprego adequado no mercado de trabalho”, conta.

Abel Ferreira da Rosa Neto, 47 anos, é colega de Marcelo na penitenciária e estuda, assim como outros 16 detentos, para ser pedreiro de alvenaria. “Estou adquirindo novos conhecimentos, é uma realização pessoal”, afirma.

Em Dourados, na penitenciária Harry Amorim Costa, o curso de produção de tijolos ecológicos está em andamento e conta com cerca de 20 alunos.

Campo Grande - Já na Capital, 36 internas do estabelecimento penal feminino estão atentas à demanda do mercado de trabalho e participam dos cursos de vendedor e manicure e pedicure.

Também em Campo Grande, 20 custodiados do Instituto Penal receberam capacitação com os cursos de salgadeiro. Outros 20 detentos, só que do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Segurança Máxima), participaram do curso de pizzaiolo.

Custodiados em Bataguassu, Corumbá, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas já se beneficiaram dos cursos ou estão recebendo qualificação profissional graças ao Pronatec.

Nos siga no Google Notícias