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Empregos

Sistema com problema dificulta entrada no seguro-desemprego

Mariana Lopes | 19/03/2012 15:09

Serviço de preenchimento de vagas também foi prejudicado com a falha

Trabalhadores aguardam atendimento na Funsat (Foto: Marlon Ganassin)
Trabalhadores aguardam atendimento na Funsat (Foto: Marlon Ganassin)

Há cerca de três semanas, um problema ocorrido no sistema do Ministério do Trabalho e Emprego tem dificultado muitos trabalhadores dar entrada no seguro desemprego em todo o Brasil. O serviço de preenchimento de vagas também foi prejudicado com a falha.

Segundo a coordenadora de intermediação de emprego da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Mirian Maluly, todos os órgãos que utilizam o sistema do MTE passam pelo mesmo problema, mas não é frequente. “Tem hora que conseguimos concluir o processo, senão o trabalhador tem que voltar no outro dia”, explica.

Já quem não consegue ser atendido, preciso ficar no órgão até o final do expediente para receber uma senha e garantir atendimento preferencial no dia seguinte.

Pela terceira vez em uma semana, Andreia Correia Torres, 33 anos, chegou à Funsat às 7h30 desta segunda-feira (19) e até às 11h não tinha previsão para ser atendida, devido ao problema. Ela havia acabado de receber a notícia de que o sistema estava fora do ar novamente. “Já perdi a manhã inteira e não sei se serei atendida ainda hoje”, reclama.

No caso de Claudio Roberto Lobo, 30 anos, a saga em busca de uma oportunidade de emprego começou em Atibai, em São Paulo. Ele veio do interior paulista para morar com o irmão em Campo Grande e desde lá sofre com o sistema do MTE.

“Fiquei quatro dias tentando dar entrada no meu seguro desemprego lá, mas não consegui. Cheguei aqui na sexta-feira e hoje já vim tentar preencher o cadastro de emprego, mas parece que o problema é geral”, conta.

Em Campo Grande, apesar da situação, Mirian garante que o número de atendimento reduziu apenas 10%.

Claudio enfrentava o mesmo problema em São Paulo (Foto: Marlon Ganassin)
Claudio enfrentava o mesmo problema em São Paulo (Foto: Marlon Ganassin)

Excesso de dados - De acordo com informações da assessoria do MTE, a Dataprev alega que a instabilidade nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais ocorreu devido ao acesso de informações de todos os trabalhadores brasileiros e sem o qual não é possível fazer os cruzamentos de dados necessários para a concessão do seguro desemprego.

Ainda segundo a Dataprev, a situação está normalizada e os lotes de pagamento de seguro desemprego estão sendo processados normalmente.

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