A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

08/02/2013 16:42

Todo mundo acha que não, mas terça-feira de Carnaval é dia de trabalho normal

Nícholas Vasconcelos
Comércio e outros setores podem funcionar normalmente na terça-feira de Carnaval. (Foto: João Garrigó)Comércio e outros setores podem funcionar normalmente na terça-feira de Carnaval. (Foto: João Garrigó)

A tradição diz que o ano do brasileiro só começa depois do Carnaval, o que para muitos garante uma folga de sábado até o meio-dia da próxima quarta-feira (13). Mas se você não é funcionário público ou bancário, saiba que seu empregador pode exigir que você trabalhe e não precisa precisar pagar hora extra por nenhum dos dias de folia.

Em Campo Grande, a próxima terça-feira (12) e a quarta pela manhã não é feriado como em outras cidades do País e por isso é dia de trabalho normal.

“O que acaba gerando confusão é que o dia vem marcado como feriado na agenda e no calendário, mas não é”, explica a advogada trabalhista Lizandra Gomes Mendonça. Ela explica que o dia só é feriado nas datas em que há previsão por força da convenção coletiva, o que gera essa garantia para algumas categorias da iniciativa privada.

No caso do funcionalismo público, uma portaria edita as datas de folga, enquanto em outras há o acordo entre as empresas e os funcionários para que esta data permaneça reservada.

Se a data está prevista neste acordo e o trabalhador tenha de comparecer ao serviço, a empresa é obrigada a pagar a hora extra como nos demais feriados.

Por outro lado, se o funcionário não comparecer ao serviço é ele quem vai ser punido. “Gera falta normal, lembrando que há o desconto daquele dia e do DSR (Descanso Semanal Remunerado)”, disse Lizandra.

Os comerciários estão entre os que não têm a folga do Carnaval, entretanto há empresas que optam por não abrir nesse dia. “Muita gente não abre na terça-feira depois do almoço porque não tem movimento”, comentou o presidente do SECCG ( Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Grande), Ildemar da Mota Lima.

Ildemar conta que a data não foi introduzida na convenção coletiva do comércio, mas cada empresa pode convencionar o funcionamento. “É questão de bom senso”, diz.

O sindicato deve voltar a discutir a folga no Carnaval na reunião com os empregadores na convenção coletiva deste ano.

Terminam dia 21 inscrições de processo seletivo para Fundação de Turismo
Acabam na próxima terça-feira (21) as inscrições de processo seletivo da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) para sete vagas. As opor...
Programa de residência médica recebe candidaturas até segunda-feira
Termina na próxima segunda-feira (20) o prazo de inscrições no programa de residência médica da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), qu...


É Gente..não sou professora e muito menos concursada e vou trabalhar somente na quarta feira apos 13:00...srrsrsr
 
keli regina em 10/02/2013 12:25:26
REGINALDO É POR ISSO ( MUITA FOLGA) QUE O SERVIÇO PÚBLICO NÃO ANDA E NÓS POBRE MORTAIS SOMOS OBRIGADOS A ACEITAR.....
 
Marlene Pereira em 09/02/2013 19:37:56
É Gente..não sou professora e muito menos concursada e vou trabalhar somente na quinta!!! tem pessoas que não sabem o que falam...
 
Elisangela Silva em 09/02/2013 13:14:06
COMO É BOM SER PROFESSORA.TRABALHAR SÓ NA QUINTA..EBAAAAAA
 
DENISE MANSILHA em 09/02/2013 10:19:01
Aff, tem coisas q é melhor ler do que ser cega...e ainda querem greve por nao receberem gratificações..brincalhões né!
 
Ariana Xavier em 09/02/2013 10:06:38
FALÔ REGINALDO CONCURSADO, SEU SALARIO DEVE SER DE UNS VINTE MIL POR MÊS NÉ ????? GRANDE BOS....
 
EDIMAR MARTINS em 08/02/2013 21:23:40
Depois não pede reajuste no salário Reginaldo , funcionário público nem trabalha
 
Viviane Lima em 08/02/2013 20:32:36
Ufa ... ainda bem que eu RALEI MUITO e ESTUDEI MUITO, pois hoje sou concursado e estarei de folga até Quarta-feira às 13h00m!!!! rs
 
Reginaldo Nantes em 08/02/2013 18:00:30
Não acho justo....
 
Andressa Clemente em 08/02/2013 16:58:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions