ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Empresários de Dourados querem porto no Paraguai

Redação | 20/07/2010 12:10

O Paraguai não tem acesso direto a um porto oceânico. O Estado, tampouco. A diferença entre o país vizinho e o MS, porém, é que o Paraguai conta com uma bem desenvolvida hidrovia no rio que leva seu nome, atraindo o interesse de empresários da região de Dourados.

Por acordo datado de 1957, o mesmo que possibilitou a cessão de um porto franco paraguaio em Paranaguá, o Brasil tem direito a instalar um terminal portuário, nos mesmos moldes, no porto fluvial de Concepción, situado a pouco mais de 100 quilômetros da fronteira seca.

A falta de interesse do governo brasileiro, porém, fez com que tal porto franco jamais tenha saído do papel. Sua instalação é reivindicada, há pelo menos cinco anos, por dirigentes da ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), que esperam mobilizar as lideranças da região.

Na semana passada, representantes da ACED reuniram-se com funcionários do Ministério das Relações Exteriores e entregaram uma carta reforçando o pedido pelo uso da hidrovia do rio Paraguai como forma de diminuir os custos de frete e aumentar a competitividade das exportações sul-mato-grossenses.

As conversações envolvem autoridades de Concepción e do governo nacional paraguaio, que já manifestaram parecer favorável à implantação do terminal, como estratégia para dinamizar a economia local e gerar postos de trabalho em uma das cidades mais importantes do centro-norte do Paraguai.

Com informações do site Sopa Brasiguaia

Nos siga no Google Notícias