ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Encontro reúne 11 conselheiras de tribunais de conta de todo o País

Wendell Reis | 09/03/2012 17:37
Encontro teve como tema o olhar feminino sobre as contas públicas(Foto: Pedro Peralta)
Encontro teve como tema o olhar feminino sobre as contas públicas(Foto: Pedro Peralta)

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) realiza na tarde desta sexta-feira (9) o I Encontro de Conselheiras dos Tribunais de Contas do País. O encontro reúne 11 conselheiras de diversos estados. Durante pronunciamento, o presidente do TCE, Cícero de Souza, lembrou que as mulheres são 53% das servidoras da casa e destacou a importância do evento.

Para o presidente do TCE, o encontro promove uma troca de experiência, que engrandece o TCE do Estado, País e, principalmente, a coesão, união e respeito ao cidadão. O conselheiro ressaltou a importância das mulheres que, segundo ele, consegue encontrar soluções para problemas que muitas vezes são ignorados pelos homens. Cícero de Souza aproveitou a oportunidade para dizer que não deveria haver cota mínima para candidatura de mulheres, alegando que a mulher não precisa de cota e deve ter uma participação mais efetiva na política.

A conselheira Marisa Serrano iniciou sua fala lembrando da ex-conselheira Celina Jallad, ressaltando que sua memória está estampada no plenário, que leva o seu nome, mas também no coração de todas as pessoas que sentem sua presença na Casa. Marisa lembrou que o fato da mulher ser maioria no TCE do Estado aumenta a responsabilidade. A conselheira falou da importância da mulher ao destacar que a própria justiça é representada por uma mulher, que buscando a verdade, isonomia e imparcialidade, se aproxima do trabalho realizado no TCE.

“Quando o direito se afasta da justiça, abre caminho para o arbitrário”. A conselheira finalizou suas palavras lembrando que, graças a Deus, as mulheres possuem uma visão diferenciada dos homens e que é preciso conviver com esta dualidade: “Que esta tarde seja marcada neste tribunal como o início de uma nova era”, finalizou.

A subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Carla Stephanini, representou o governador André Puccinelli (PMDB) no evento. Ela também lembrou da ex-conselheira Celina Jallad, ressaltando que ela estaria orgulhosa por estar sendo substituída por uma mulher que tem um compromisso com a sociedade. “A Marisa serve como fonte de inspiração para todas nós mulheres sul-mato-grossenses”.

O encontro teve como tema: “O olhar feminino sobre as contas públicas”. Participaram do evento a ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, deputada Mara Caseiro (PTdoB), deputado federal Edson Giroto (PMDB), vereadora Rose Modesto (PSDB); procurador-adjunto de Contas, João Antônio de Oliveira, conselheira Marli Vinhadeli, presidente do TC/DF e a conselheira Teresa Duere, presidente do TC/PE.

Nos siga no Google Notícias