A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

02/08/2018 11:02

Enquanto país discute base curricular, em MS escolas já vivem mudanças

No Estado, 16 escolas de autoria trabalham o Ensino Médio em tempo integral; do total, 11 estão em Campo Grande

Danielle Valentim
Diretor Edvaldo Lourenço pontua que a mudança é necessária e que a mobilização nacional é importante para que os educadores discutam juntos.  (Foto: Danielle Valentim)Diretor Edvaldo Lourenço pontua que a mudança é necessária e que a mobilização nacional é importante para que os educadores discutam juntos. (Foto: Danielle Valentim)
Reunião na escola na manhã desta quinta-feira. (Foto: Danielle Valentim)Reunião na escola na manhã desta quinta-feira. (Foto: Danielle Valentim)

A discussão que envolve a implantação oficial da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no Ensino Médio começou em 2014, foi homologada em 2017 e nesta quinta-feira, 2 de agosto, ganha um “Dia D" para a discussão nacional. Em Mato Grosso do Sul, a ação pontua os impactos da novidade, mas também traz a tona o fato de que muitas escolas já vivem mudanças desde a transformação de unidades em escolas de autoria.

Equipe do Campo Grande News acompanhou a discussão na Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, no Universitário. Na unidade se reuniram os diretores, equipes pedagógicas e professores. As preocupações levantadas vão: desde a perda de autoridade dos professores em sala de aula ao “medo” da falta de recursos para unidades mais afastadas, por exemplo, no interior do Estado.

O diretor Edvaldo Lourenço pontua que a mudança é necessária, mas que ninguém está preparado para mudar. Para o professor, é necessário a discussão e avaliação dos professores sobre como está planejado para funcionar. Para o educador a preocupação abrange toda a rede de ensino.

“Se vai funcionar nós não sabemos, mas precisamos tentar. A mudança começou há um tempo, mas ainda tem muita coisa a ser discutida e quando se fala em rede de ensino, não dá para pensar somente na nossa escola, mas em todo o Estado. Será que aquela cidadezinha lá no interior vai receber o recurso necessário para garantir o curso de qualificação para aquele aluno? Neste momento a preocupação é geral”, pontuou.

Lourenço pontua que a escola trabalha com 960 alunos e mudou para o ensino integral, em 2016. A unidade manteve o período noturno e conseguiu elevar a taxa de aprovação do turno da noite de 58% em 2016, para 75,6% em 2017. Para o diretor, esta é uma prova de que a escola já vivem mudanças positivas. 

A rede estadual de ensino conta com 365 unidades educacionais, 79 só em Campo Grande. Deste total, 16 são escolas de autoria e 11 estão na Capital.

Sobre a preocupação com os municípios, a assessoria de imprensa da SED (Secretaria Estadual de Educação) garante que MS é considerado o mais avançado na integração com os municípios, com 100% de aceitação no trabalho junto à BNCC. O governo acredita que, uma vez concluído o processo de avaliação e sugestões sobre a base, todos os municípios do interior vão receber com naturalidade as determinações.

Cada estado tem até 2020 para concluir o processo, mas a solicitação do Ministério da Educação é de até dezembro de 2018 esteja alinhado um currículo base para o a formação de professores.



Realmente precisa com urgência uma reformulação no ensino médio mas com responsabilidade e transparência.
 
edvaldo lourenço da silva em 05/08/2018 21:26:58
Base curricular do ensino médio será debatida em audiências públicas
O Conselho Nacional de Educação (CNE) vai realizar audiências públicas nas cinco regiões do país para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)...
MEC entrega base curricular do ensino médio para análise de conselho
A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio (BNCC) foi entregue hoje (3) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, ao Conselho Nacional de Educ...
Entidades pedem suspensão, mas Base Curricular pode ser votada quinta-feira
O Conselho Nacional de Educação (CNE) divulgou nota, no fim da tarde de hoje (5), para informar que as discussões sobre a Base Nacional Comum Curricu...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions