A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

07/08/2013 15:26

Epiléticos podem ter CNH, mas devem ter cuidados para evitar acidentes

Bruno Chaves

A epilepsia é uma doença crônica neurológica, que atinge cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a LBE (Liga Brasileira de Epilepsia), a causa da enfermidade, muitas vezes, é desconhecida. No entanto, ela pode ter origem em ferimentos sofridos na cabeça, traumas na hora do parto, abusos de álcool, drogas e outros. Apesar de terem algumas restrições, os epiléticos podem dirigir veículos normalmente e devem seguir recomendações médicas para que não se envolvam e acidentes de trânsito.

A doença, que é entendida por poucos, pode ter sido a causa de mais um acidente envolvendo motociclistas em Campo Grande. Ontem (7), Mayara Cristina Calado, 23 anos, perdeu a vida depois de ter a moto atingida por um carro, dirigido por Lea Rejane Ocampos, 29 anos, que justificou a colisão dizendo que tinha sofrido um ataque epilético.

Para o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Transporte e Trânsito), major Alírio Vilassanti, acidentes envolvendo crises de doenças, como a epilepsia, não são comuns, já que antes e depois de possuírem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os condutores passam por exames médicos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

“O médico do Detran entende se a pessoa tem condições de dirigir um veículo ou não”, afirma. O comandante ainda reforça dizendo que, na Capital, a maioria dos acidentes é causada por algum tipo de infração de trânsito. “Na imensa maioria, é excesso de velocidade aliada a ingestão de álcool”, explica.

Já o Detran, por meio de nota oficial, informou que pessoas que possuem epilepsia podem conduzir veículos se obedecerem alguns critérios impostos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), expostos na Resolução 425.

"Apenas os indivíduos que têm crises frequentes e apresentam crises com intervalo menor que um ano devem abster-se da direção veicular, pois seria um risco para o condutor, passageiros e demais”, diz o comunicado.

Quem possui epilepsia e for entrar no processo de habilitação do departamento, deve informar que possui a doença na fase de exame médico. Nesses casos, o médico acompanha o candidato, informando o grau de epilepsia e como o tratamento é feito. Dependendo da avaliação dos profissionais da saúde, o condutor pode ser habilitado na categoria "B", não podendo exercer atividade remunerada, como dirigir taxi.

O fato de que pessoas epiléticas podem conduzir veículos automotores é confirmado pelo médico psiquiatra Marcos Estevão dos Santos Moura. “Procurando o médico com frequência e tomando remédio corretamente, a pessoa pode dirigir e ter vida normal”, explica. No entanto, se as crises epiléticas acontecerem com frequência, o paciente deve se privar da direção de veículos e de outros maquinários, que podem causar acidentes.

“A crise epilética é caracterizar por convulsões que duram alguns segundos. De modo geral, duram menos de 30 segundos, mas é o suficiente para acabar em um acidente se a pessoas estiver operando uma máquina ou um carro. Ela perde totalmente a consciência”, esclarece.

Como a doença pode ser controlada, Estevão afirma que as crises só voltam a acometer os pacientes caso eles façam uso inadequado de álcool ou de algum tipo de medicamento que facilite o reaparecimento dos colapsos. “O risco é muito grande”, finaliza.

Mulher sofre epilepsia, atinge Biz e mata jovem de 23 anos no Tiradentes
Uma jovem de 23 anos morreu ao ser atingida por um veículo Gol na Avenida Oceania, no bairro Tiradentes, na noite desta terça-feira (6), em Campo Gra...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...


Patricia Marim e jair a c filho
Informem-se mais a respeito de epilepsia, eu sou epilético e não sabe o quão horrível é ter uma doença dessas. Quando não é controlada a doença, ou não toma os medicamentos, pode ter um ataque a qualquer hora. Outra coisa, vocês sabem como é ter isso? Já viram algum ataque por acaso? E se ao ter o ataque o pé dela ficou preso no acelerador??? Pensem antes de falar! E como nos comparar com alcoólatra dirigir, que ridículo! Também somos gente, não sabem de nossas privações, eu não posso nem ir a uma simples roda gigante, ou a maioria das coisas do parque de diversões. Eu tenho 18 anos, curso Engenharia de Computação na UFMS, cheguei lá com meus próprios méritos, aqui deixo uma simples pergunta: Não posso ao menos ir à Universidade com meu próprio carro?
 
DesertoV em 22/10/2015 19:39:00
Éu tenho é pilepsia g40.9 posso tira cnh b, com o relátorio do mético ou não.
 
joao ricardo em 27/11/2013 19:48:20
como pode afirmar que a pessoa tem problemas familiares, alguém e parente dela....ela estava com 1 criança no momento do acidente e falaram que e filho dela mais novo, outra coisa ela não precisava nem dizer que teve ataque epilético pois a condutora da moto não possuía CNH e sendo assim responde por toda responsabilidade que envolve acidente de transito....não estou defendendo ninguém ate mesmo não sou advogado e nem parente dos envolvidos, só acho que não podemos julgar ninguém sem antes conhecer...no momento do acidente era visto o desespero da pessoa que estava dirigindo o veiculo e maior ficou quando soube que a vitima foi fatal....também acho que ela não falaria que teve ataque epilético porque depois na delegacia teria que provar com exames médicos...
 
Paulo Costa em 08/08/2013 18:17:48
Na minha opinião é simplismente impossível alguém manter -se em linha reta durante algum mal súbito principalmente pela distância percorrida.
Com toda certeza usou a hipótese da doença pra tentar se livrar do mal feito, espero que nossas autoridades investiguem a fundo o ocorrido para não deixar passar impune este caso de irresponsabilidade que tirou a vida dessa jovem. Que DEUS possa confortar essa família e que os abençoe.
 
arlete vieira em 08/08/2013 08:41:53
Errei o nome da avenida... é na esquina da Oceania com a JOSÉ Nogueira Vieira. rs
Para mim será sempre Av. Adventista. kkk
 
Rafael Lott em 08/08/2013 08:22:24
Se ela realmente sofre da doença ela com certeza tem algum laudo médico né?
Porque também acho que é mentira!
Além de ser praticamente impossível alguém sob um ataque dirigir em linha reta por 800m, na esquina da Oceania com a Antônio Vieira Nogueira, tem até marcas de freada que indica que ela tentou virar para evadir do local, no sentido do Bairro Arnaldo Figueiredo... mas com a moto embaixo do carro ela não conseguiu realizar a conversão e bateu no muro.
Mas não sou perito... para mim são apenas indícios...
Mas esse caso deveria ser analisado e tratado com mais seriedade para que sirva de exemplo.
O fato dela ter ou não a doença não livra a condutora de cometer erros e ser imprudente.
Deve responder por seus atos!
 
Rafael Lott em 08/08/2013 08:18:26
Liberar CNH pra epilético e pedir pra dirigir com cuidado.... Ta bom!!!!!!!! Como se um epilético fosse controlar sua crise... E se der um ataque? Vai levar mais vida e a dele junto aí tomarão providencias de retirar!!!! Ninguém controla uma crise.... É a mesma coisa que permitir um alcoólatra dirigir....
 
Patricia Marim em 07/08/2013 18:52:21
Eu também acho CARLA. Agora vocês imaginem a VELOCIDADE q essa vinha? Pra andar todo esse tempo e não ver q tinha atropelado alguém; e depois dizer ¨EU TIVE UM ATAQUE EPILÉTICO.??? Isso não justifica a perda da vida de um ser humano que não tem a ver com o problema dela. Segundo consta; ela estava com problemas de família. Ela que resolvesse o problema dela entra ELES e não matando quem não tinha nada a ver com o SUPOSTO dito problema dela. Isso e desculpa pra se dizer inocente.
 
jair a c filho em 07/08/2013 18:43:06
E mentira essa mulher não viu a menina de biz e agora vem com esta desculpa de epilepsia isso e falta de atenção e alta velocidade ela deveria ter vergonha na casa de falar que teve ataque epilético e assumir os seus atos
 
carla neder em 07/08/2013 16:02:53
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions