ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Estado começa a modernizar o gerenciamento penitenciário

Redação | 20/01/2009 12:08

Mato Grosso do Sul começa a implantar um novo sistema de informações penitenciárias, o Infopen Gestão, que consiste na identificação por meio do sistema biométrico, ou seja, leitura digital.

Atualmente, o sistema penitenciário estadual já insere dados no Infopen Estatística, atualizando indicadores quantitativos como número de presos, de estabelecimentos prisionais, o grau de escolaridade do detento, o regime de cumprimento de pena, entre outros.

Agora, com o Infopen Gestão, será possível a identificação individual de cada detento: nome, idade, características físicas, número de processos na Justiça, tipo de crime cometido, quanto tempo resta de pena e muitos outros aspectos da população carcerária.

"Com isso, haverá um cadastro nacional de consulta, permitindo a maior integração das bases de dados das penitenciárias do país", ressalta a responsável pelo Infopen no Estado, Marileide Reis.

Conforme ela, com o sistema também poderá gerenciar toda a rotina da unidade penal, com cadastro de servidores, internos, advogados, parentes e quem mais passar pelo local.

Para acelerar o processo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recebeu do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) 74 computadores, comprados com recursos federais. Este equipamento será repassado para 42 unidades penais no Estado.

Nos siga no Google Notícias