A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

20/01/2009 12:08

Estado começa a modernizar o gerenciamento penitenciário

Redação

Mato Grosso do Sul começa a implantar um novo sistema de informações penitenciárias, o Infopen Gestão, que consiste na identificação por meio do sistema biométrico, ou seja, leitura digital.

Atualmente, o sistema penitenciário estadual já insere dados no Infopen Estatística, atualizando indicadores quantitativos como número de presos, de estabelecimentos prisionais, o grau de escolaridade do detento, o regime de cumprimento de pena, entre outros.

Agora, com o Infopen Gestão, será possível a identificação individual de cada detento: nome, idade, características físicas, número de processos na Justiça, tipo de crime cometido, quanto tempo resta de pena e muitos outros aspectos da população carcerária.

"Com isso, haverá um cadastro nacional de consulta, permitindo a maior integração das bases de dados das penitenciárias do país", ressalta a responsável pelo Infopen no Estado, Marileide Reis.

Conforme ela, com o sistema também poderá gerenciar toda a rotina da unidade penal, com cadastro de servidores, internos, advogados, parentes e quem mais passar pelo local.

Para acelerar o processo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recebeu do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) 74 computadores, comprados com recursos federais. Este equipamento será repassado para 42 unidades penais no Estado.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions