ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Estudo da Funai ameaça soberania nacional, diz advogado

Redação | 06/08/2008 11:27

Para o advogado Newley Amarilha, que defende produtores rurais da região Sul do Estado, a demarcação de terras indígenas pode afetar a soberania nacional. Uma carta política da ONU (Organização das Nações Unidas), mas ainda não aprovada pelo Congresso Nacional, dá caráter de nação independente aos indígenas.

O temor é semelhante ao que revelado por deputados que investigavam a possibilidade do líder religioso Reverendo Moon fazer uma espécie de estado coreano independente dentro de Mato Grosso do Sul.

Mas neste caso, o levantamento da Funai (Fundação Nacional do Índio) é sobre uma área de 76.707 km, em 26 municípios, o equivalente a 1/3 da área territorial de Mato Grosso do Sul.

Newley acredita que existem interesses internacionais de que o Brasil perca território. Ele argumenta que o levantamento da Funai é patrocinado por bancos internacionais.

O PPTAL (Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal) é financiado pelo Rain Forest Trust Fund, que tem recurso do Banco Mundial, da Onu (Organização das Nações Unidas), e pelo Kreditanstalt für Wiederaufbau, da Alemanha. O banco alemão tem o capital social formado da seguinte maneira: 80% da República Federativa da Alemanha, e 20% de 16 estados daquele país.

Os recursos dessas instituições financeiras são usados para pagar antropólogos, ecólogos, geógrafos e outros estudiosos.

Indenização - Segundo Newley, se houver a demarcação os proprietários rurais são indenizados apenas pelas melhorias feitas no local, sem receber o valor da terra. A interpretação legal é de que os não-índios estariam ocupando uma terra que não é deles, seja por erro deles ou do Estado. Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que tramita no Senado prevê uma compensação para a perda dessas terras.

Raposa/Serra do Sol - Newley diz que a situação em Mato Grosso do Sul é muito parecida com a da Raposa/Serra do Sol, em Roraima, onde arrozeiros e índios vivem em situação de tensão.

Nos siga no Google Notícias