ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Estudo revela que a região Centro-Oeste é a que mais confia na polícia

Paula Vitorino | 30/03/2011 14:19

Pesquisa sobre Segurança Pública foi divulgada hoje

A pesquisa do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Segurança Pública revela que a região Centro-Oeste é a que mais confia nos policiais, sendo que para cada mil habitantes, 404 confiam na polícia.

O Centro-Oeste ainda apresenta a maior média de policiais por habitante entre todas as regiões brasileiras.

No entanto, a taxa de criminalidade violenta é alta, apresentando uma taxa de homicídios dolosos acima da média nacional - 254 por 100 mil habitantes. Já a sensação de segurança está dentro da média nacional, com 75% dos entrevistados terem afirmado sentir "muito medo".

O estudo é realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e foi divulgado nesta manhã. Ele mostra como os cidadãos percebem a atuação do poder público em relação ao problema da criminalidade e da violência, como também dados sobre a sensação de segurança e a taxa de homicídios dolosos nas regiões.

As informações são apresentadas por regiões brasileiras e não revela dados específicos de cada Estado do país.

O SIPS ainda registrou a opinião dos cidadãos em relação aos atendimentos prestados, de uma forma geral, pelas polícias. Os entrevistados responderam dentro de uma escala que vai de “péssimo” a “ótimo” como foi o atendimento que receberam em alguma situação de emergência.

Os entrevistados da região Centro-Oeste apresentaram o maior índice de avaliação como “ótimo”, com 10,8%. Ao todo, a avaliação dos atendimentos policiais na região está um pouco abaixo da média do país, com cerca de 400 usuários que declaram aprovar o serviço prestado a cada mil que realmente precisaram entrar em contato com a polícia ao menos uma vez.

O Centro-Oeste ainda aparece com o segundo maior gasto per capita com segurança pública do país - R$ 229,36.

Pesquisa - Os dados para a realização do SIPS foram coletados em 2010, nos domicílios dos entrevistados. A amostragem considerou a distribuição dos domicílios em cotas para Brasil, regiões, e as variáveis de controle validadas posteriormente: sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade.

O resultado completo do estudo pode ser conferido clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias