ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Evento vai premiar os melhores alunos negros de escolas da Capital e Jaraguari

Francisco Júnior | 05/10/2013 08:55
Premiação vai ser realizada no dia 23 de novembro deste ano. (Foto: Divulgação)
Premiação vai ser realizada no dia 23 de novembro deste ano. (Foto: Divulgação)

Como parte da comemoração ao Mês da Consciência Negra (celebrado dia 20 de novembro), no dia 23 de novembro será realizada a 3ª edição do Prêmio Negro Nota ‘10’ 2013.

O evento é uma parceria da ONG Projetarts Brasil, com o apoio do governo estadual, por meio da Subsecretaria da Mulher da Promoção da Cidadania e da Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SED).

A premiação será feita aos melhores alunos da Rede Estadual de Ensino dos municípios de Campo Grande e Jaraguari que apresentarem melhor desempenho escolar. Os alunos contemplados serão premiados com notebooks e tablets (doados pela SED), dentre outros prêmios.

De acordo com o diretor-presidente da Projetarts Brasil, Joel Penha, o principal objetivo do projeto é trabalhar a autoestima do aluno, despertando-o para a valorização da cultura negra, com incentivo a educação. “Durante o evento, além da premiação também será realizada uma palestra sobre a lei 10.639/2003”, disse Penha, ao lembrar que o governador André Puccinelli, por meio do programa Escola para o Sucesso, já tem realizado inúmeras premiações com a entrega de tablets e bicicletas aos melhores alunos da Rede Estadual de Ensino, na Capital e no interior do Estado.

A parceria entre o governo e a Projetars Brasil, para a realização do evento, foi firmada oficialmente no mês de julho deste ano, por meio da Subsecretaria da Mulher e a Cppir/MS. A meta é premiar alunos negros do ensino fundamental da rede estadual. “Esses estudantes terão que ter boas notas, boas frequências em sala de aulas e têm que ter um sonho de fazer uma faculdade. A SED tem sido uma parceira principal neste projeto, através das articulações com as escolas e com a doação dos tablets”, comentou Penha.

Já na opinião da coordenadora da Cppir/MS, Raimunda Luzia de Brito, é de suma importância a iniciativa de uma pessoa que também faz parte da comunidade negra do Estado em realizar trabalhos que envolvem jovens e adolescentes afros que estão nas escolas. “É através da educação que nós vamos conseguir melhorar nossa população negra. Só através da educação é que nós vamos conseguir vencer e superar as barreiras da discriminação e de menosprezos que nos são impostas pela sociedade”, disse a professora Raimunda.

Joel Penha ainda informou que a meta é realizar no próximo ano, em parceria com o governo estadual, o Concurso de Redação sobre a Cultura Negra, com o tema: “Histórias, Conquistas e Contribuições dos Povos afro-brasileiros”, voltado aos alunos negros do ensino médio e ensino fundamental das escolas públicas estaduais.

Com base na lei 10.639/2003, que declara a obrigatoriedade do ensino da história geral da África e da história da população negra no Brasil, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, público e privado, o programa do Projetars Brasil visa fomentar essa lei nas escolas públicas, gerando interesse e motivação para o seu cumprimento, tanto para alunos quanto para a escola.
Ação afirmativa

De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288, de 20 de julho de 2010), os programas de ação afirmativa constituir-se-ão em políticas públicas destinadas a reparar as distorções e desigualdades sociais e demais práticas discriminatórias adotadas, nas esferas públicas e privadas, durante o processo de formação social do País.

Serviço – A premiação vai ser realizada na Fetems, que fica na Rua 26 de agosto, 2296 – Bairro Amambaí, em Campo Grande/MS.

Nos siga no Google Notícias