ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Exército admite atraso no Sisfron, mas anuncia expansão para MT e Paraná

Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste reafirmou integração com forças estaduais e disse que sistema tem erros que precisam ser corrigidos

Helio de Freitas, de Dourados, e Kleber Clajus | 05/01/2018 14:48
Sala de comando do Sisfron na 4ª Brigada do Exército em Dourados (Foto: Arquivo)
Sala de comando do Sisfron na 4ª Brigada do Exército em Dourados (Foto: Arquivo)

Mesmo atrasado por corte nos repasses de recursos feitos pelo governo federal e por dificuldades na implantação da tecnologia, o projeto-piloto do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira) passará por expansão em 2018.

Iniciado na linha de fronteira entre Mundo Novo e Bela Vista, em Mato Grosso do Sul, o sistema já está sendo testado no Pantanal de Mato Grosso e em breve chega ao Paraná, no lago da Usina Binacional de Itaipu.

A expansão começou a ser feita mesmo antes de o projeto ser concluído na fronteira sul-mato-grossense, onde organismos de segurança pública reclamam da falta de utilidade do Sisfron para o combate ao crime organizado que age nos dois lados da Linha Internacional.

Ao Campo Grande News, o chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO (Comando Militar do Oeste), general Eduardo Paiva Maurmann, disse que atualmente o Exército trabalha para corrigir erros referentes a equipamentos desenvolvidos pela indústria nacional. “Neste ano a gente termina as diversas áreas de validação e integração da parte de comunicações e satelital”.

Precisa de melhorias – Segundo ele, o Sisfron não é um sistema simples e existem melhorias a serem feitas em radares. “Na segunda fase, já experimentamos o material no Pantanal do Mato Grosso e será ampliado ao Comando do Paraná, no lago de Itaipu. Pretendemos fechar o arco sul e oeste”. O oficial disse que no início de fevereiro deste ano haverá uma reunião para discutir a expansão.

Sobre o atraso na implantação do sistema – o projeto-piloto recebeu só metade da verba prevista inicialmente e a conclusão estipulada para 2016 só deve ocorrer em 2018 – o general Maurmann disse que “anda na velocidade do que é possível”, tanto de recursos quanto de desenvolvimento. “Assimilar tecnologia não é tão rápido como comprar e ficar na dependência [dos estrangeiros]”.

O Sisfron foi desenvolvido pelo consórcio Tepro, formado por Savis Tecnologia e Sistemas S/A e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento S/A, empresas controladas pela Embraer Defesa e Segurança.

Integração – No mês passado, o Campo Grande News mostrou que policiais estaduais e federais que atuam na região de fronteira criticam a ineficiência do Sisfron para a segurança pública, já que não existiria integração com o Exército. O ex-superintendente da Polícia Federal em MS, Edgar Paulo Marcon, chamou o Sisfron de “engodo”.

Para o general Maurman, no entanto, a integração com as forças de segurança ocorre principalmente na área de inteligência. “Temos dez pelotões especiais e esses dados são repassados para a Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Militar. Já está funcionando”.

Segundo ele, antes não existiam esses pelotões especiais e o Exército atuava apenas através dos destacamentos, que tomavam conta do espaço físico.

“O Sisfron conta com recurso e efetivo de 44 militares dedicados a operações para levantamento de inteligência, interação com as comunidades, estabelecer postos de bloqueio e passar informações para que a gente opere ou os outros órgãos”, afirmou.

Sobre a comunicação via rádio, o oficial do Exército disse que o sistema que faz parte do Sisfron não é usado porque o governo de Mato Grosso do Sul decidiu adotar outro sistema, o “Tetra”, da Polícia Rodoviária Federal. “Mas não existe impedimento de integração. Não temos todas as antenas funcionando, mas elas permitem maior integração e isso independe do Sisfron”.

O novo Sistema de Radiocomunicação Digital, formado por 22 antenas já instaladas na região de fronteira, interligando 1.466 rádios portáteis, móveis e fixos da Secretaria de Segurança Pública, foi ativado no dia 11 de dezembro. Dos R$ 20,7 milhões previstos, R$ 13 milhões já foram aplicados pelo Estado.

Nos siga no Google Notícias