A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

12/12/2013 16:48

Família promete cumprir último sonho de homem que ficou milionário em MS

Lidiane Kober
Filha manterá vivo o legado de ajudar deixado pelo pai (Foto: Marcos Ermínio)Filha manterá vivo o legado de ajudar deixado pelo pai (Foto: Marcos Ermínio)
Antônio Moraes se destacou pela perspicácia nos negócios e pela visão humanitária (Foto: Arquivo)Antônio Moraes se destacou pela perspicácia nos negócios e pela visão humanitária (Foto: Arquivo)

Conhecido pela perspicácia nos negócios e pela visão humanitária, o pecuarista Antônio Moraes dos Santos terá o legado de doações continuado pela família em Mato Grosso do Sul, após sua morte nessa quarta-feira (11).

Hoje (12), no velório, a filha mais velha, Janete Moraes, 63 anos, disse que será honrado o compromisso de custear por um ano a metade das despesas do Hospital do Câncer de Barretos, inaugurado em agosto, na Capital.

O pecuarista, que também foi prefeito de Dourados e deputado, desembolsou R$ 12 milhões para construir a instituição de saúde e prometeu repassar R$ 150 mil mensais para manter a unidade no primeiro ano de existência. “A família irá doar o dinheiro todo o mês como foi prometido por ele”, adiantou Janete.

Segundo o advogado e amigo de Morais, Sérgio Muritiba, 39 anos, esse é o único compromisso do pecuarista que ele deixou para trás. “Tudo o que ele prometeu, ele cumpriu”, disse.

Além dos R$ 12 milhões repassados ao Hospital do Câncer de Barretos, ele ajudou a bancar a ampliação dos leitos da Santa Casa e contribuía com doações mensais a instituições, como o Asilo São João Bosco, o Instituto de Prevenção ao Câncer e a AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer).

Da pobreza a riqueza - O espírito humanitário de Moraes, segundo a filha, veio junto com as dificuldades que ele enfrentou até se transformar em um dos homens mais ricos de Mato Grosso do Sul. Aos 25 anos, ele veio de Minas Gerais ao Estado apenas com um “Fordizinho”, lotado de tecidos para comercializar.

“Logo ele percebeu que vender tecido por aqui não era bom negócio, então trocou o material por gado, arrendou uma fazenda e começou a construir o patrimônio da família, com muito trabalho”, contou Janete.

Depois de rico, ele sempre lembrava que um dia foi pobre, por isso, repetia aos filhos, “ajudem quem não teve a mesma sorte que nós tivemos”. Outra frase bem conhecida do pecuarista era de que “caixão não tem gaveta”.

O recado está vivo na vida dos filhos. Janete, por exemplo, abriu a instituição Veredas da Fé “para levar a palavra de Deus” a famílias carentes. “Sempre ajudamos com doações, mas percebemos que não adianta dar e dar, é preciso ajudar as pessoas a mudar de vida”, comentou.

Nem por isso, a instituição deixou de doar cestas básicas. “Não adianta falar de Deus a alguém com a barriga vazia”, observou. Neste sentido, sábado (14), ela comandará a entrega de mil cestas a famílias do Bairro Cidade de Deus. “Estamos focados em mudar a história do lixão”, disse Janete.

Perfil – Além da visão humanitária, Antônio Moraes será lembrado pela vontade de trabalhar. “Ele acordava quatro horas da manhã”, contou a filha. “Cinco e meia ele já estava no escritório”, contou Muritiba. “Ele não aproveitou a vida, só trabalhava”, completou Janete.

Segundo ela, o que o pai mais odiava era “vagabundo”. “Ele tinha pavor de gente que não trabalhava, falava que não existia trabalho inferior, o importante era arregaçar as mangas”, acrescentou. Nas poucas horas de lazer, o pecuarista gostava de jogar baralho, receber os amigos mais próximos e contar suas histórias.

Ele morreu por volta das 17h30 de ontem, por conta de embolia pulmonar. Moraes estava há 22 dias internado. “Levamos ele ao hospital porque se negava a comer”, relatou Janete. “No final descobrimos que ele aspirava e o alimento ia para o pulmão”, completou.

“Até na hora de morrer ele me poupou para não vê-lo, insisti para fazer uma aspiração da secreção, mas ele se negou , fui tomar um café, dei cinco passos e ele morreu. Ainda bem que nos 22 dias que ficou internado o beijei muito”, finalizou a filha. Moraes morreu aos 91 anos e deixou a mulher, seis filhos e 11 netos. No ano que vem, um livro será lançado com sua história.

Familiares e amigos foram dizer adeus a Antonio Morais, que morreu ontem aos 91 anos (Foto: Marcos Ermínio)Familiares e amigos foram dizer adeus a Antonio Morais, que morreu ontem aos 91 anos (Foto: Marcos Ermínio)
Curso de instrutor de trânsito do Detran oferece 50 vagas na Capital
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso de Formação de Instrutor de Trânsito e...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio estimado sobe para R$ 43,5 milhões
Mais uma vez a Mega-Sena ficou sem vencedor na faixa principal e, com isso, a premiação acumulou e pode chegar a R$ 43,5 milhões no próximo concurso,...


NAO O CONHECI MAS O ADMIRO DESDE JA DEVIDO A SUA GRANDE VISÃO PELO PROXIMO ,QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA MUITOS AQUI, QUE DEUS ESTEJA DE BRAÇOS ABERTOS PRA RECEBE-LO EQUE SE FAZ EM VIDA ECOA NA ETERNIDADE
 
JAQUES CORONEL em 13/12/2013 12:00:57
QUE ESTEJA NA ETERNIDADE COM DEUS;ONDE EU ESPERO ESTAR UM DIA;UM EXEMPLO PARA ESSES FALSOS BONDOSOS QUE SONEGAM IMPOSTOS;PAGAM MAL SEUS FUNCIONARIOS;NAO FAZEM CARIDADE PARA QUEM TRABALHA E PASSA DIFICULDADES;EM TER UM ALIMENTO UMA SAUDE DIGNA;FUNDAM AS CHAMADAS FUNDAÇOES PARA POSAREM DE BONZINHOS E OBTEREM DESCONTOS EM IMPOSTOS;E AS MADAMES POSAM DE SANTAS;EM BAZARES DA VIDA;COM SUAS BOLSAS VICTOR HUGO E SAPATOS LABOUTIN;TEM TROCENTOS PARES DE CALÇADOS PARA DOIS PES......O SER HUMANO PRECISA DE POUCO PARA VIVER;VAMOS AJUDAR QUEM TRABALHA;VAMOS SER MAIS HUMANOS.SEU ANTONIO UM DIA VAMOS CONVERSAR MAIS;FICA COM DEUS QUERIDO
 
rejani rilke de oliveira em 13/12/2013 10:35:54
Foi amigo particular de meus pais, Maneco e Zizi, meu pai trabalhou com ele na Prefeitura, conheci ele s/família qdo.eu ainda era jovem, sou testemunho vivo da bondade deste homem, deixo aqui meus sentimentos a família , D.Delurce, Janete e demais irmãos .
 
ubirajara melo em 13/12/2013 10:22:33
Todo lazer q ele não teve na Terra, será recompensado ao lado de Deus com certeza... #ExemploRaro.. q nosso estado cultivou...
 
Stefany Franco em 13/12/2013 10:09:04
Os políticos deveriam ter como exemplo homem como este. Condolências aos familiares.
 
JULIO SETTI em 13/12/2013 09:59:15
Homem que tive o privilégio de conhecer, quando o entrevistei, na pesquisa do Censo do IBGE em 2007, simples, educado, exemplo de vida. Que o DEUS de Israel continue a abençoar a D. Janete neste caminho árduo, mas gratificante que levar as Boas Novas a quem precisa. A Paz do nosso Senhor JESUS CRISTO esteja com todos e o ESPIRÍTO SANTO venha confortá-los.
Rafael Jr. /
Rio Grande do SUL
 
RAFAEL ALMEIDA DA SILVA JUNIOR em 13/12/2013 09:54:03
Um grande exemplo de amor ao próximo, enriqueceu trabalhando e jamais negou ajuda aos necessitados...já senti na pele, descaso e ganância de familiares...enfim, há pessoas que se acham "imortais"!!
 
Jeanne Couto em 13/12/2013 09:46:57
Éh desse tipo de gente humano que o mundo precisa e eu como mais um anonimo que vejo historia do progresso do nosso estado de MS, gente que consegue ver seu proximo como a si mesmo vais fazer muita falta não só para familiares e para todas uma sociedade que em sua maiores injusta e ANTONIO MORAES, ao invés era humanista nato e com certeza onde estiver estara mostrando dia a dia não foi em vao seu despreendimento, a todos da familia e amigos meus sentimentos que DEUS conforte cada um e vamos em frente...!!!
 
Antonio Alexandre em 13/12/2013 09:37:43
O pior de tudo é que para alguns, caixão tem até segredo de cofre para tentar levar junto. Só se for para comprar ar condicionado no inferno, o ser humano é imprevisível até a morte.
 
jose carlos em 13/12/2013 09:26:33
Exemplo de Homem deixou um legado de vida que levarei comigo mesmo não o conhecendo pessoalmente hoje vou tirar como parte de minha vida ( ajudem quem não teve a mesma sorte que nos tivemos) nunca vou esquecer
 
WELTON DE OLIVEIRA em 13/12/2013 09:14:49
...eterna gratidão ao Sr. Antônio Moraes dos Santos...exemplo de dignidade e amor ao próximo... que Deus continue abençoando sua família.
 
Ester Menacho em 13/12/2013 08:42:49
AOS FAMILIARES, MEUS SENTIMENTO, E MEUS SINCEROS ELOGIOS, POIS SÃO POUCOS QUE CONTINUAM COM A OBRA INICIADA, POIS A GANANCIA PREVALECE SEMPRE NA MAIORIA DAS PESSOAS. SE TODOS QUE POSSUEM VALORES A MAIS FIZESSEM ASSIM, PODERÍAMOS TER UM MUNDO MTO BEM MELHOR DE SE VIVER. ABRAÇOS AOS FAMILIARES.
 
RONALDO CORDOBA em 13/12/2013 08:39:59
A família condolências,na certeza de que o céu ganhou mais um anjo,pois quem vem da pobreza sabe da necessidade de seus irmãos,concordo que só dar sem cobrar as pessoas se acomodam,que Deus em sua infinita bondade faça com que seres humanos iguais a ele não morram apenas adormeçam em sua glória.
Parabéns a família por continuar o legado de seu progenitor.
Paz muita paz.
 
lucia helena maluf de araújo em 13/12/2013 08:17:26
Este sim foi um exemplo de homem, pela sua história de vida e bondade tenho certeza que Jesus o recebeu de braços aberto, Deus conforte sua família.
 
Neire Denise Martins Rigo em 13/12/2013 08:04:04
Um exemplo a ser seguido!.
 
valmir silva lirio em 13/12/2013 08:03:35
Exemplo de ser humano. Não o conheci, mas sempre o admirei por seus gestos beneficentes e humanitários. Com certeza Deus abençoará esta familia e os bens dela haverão de multiplicar, pois quem é bom. Deus recompensa. Não precisa pedir, é natural.
 
nelson dias neto em 13/12/2013 07:53:26
É de pessoas assim que precisamos!
 
Fábio Higor em 13/12/2013 07:47:00
Sentidos pêsames !!Deus na frente Jesus na guia !!Quem te conduz é a Virgem Maria!!
 
joão vicente hermínio de amorim em 13/12/2013 07:28:31
A maior riqueza que temos está no coração. Esse homem parece ter sido rico duplamente!! Muitos ricos, políticos, deveriam seguir seu exemplo, ao invés de tirar dos outros roubando, deveriam trabalhar honestamente e repartir o que tem!!
 
Ronaldo Pissurno em 13/12/2013 06:46:56
descanse em paz se tivessemos pelo menos 30% de pessoas assim no mundo com certeza nao teriamos desigualdade social mas a ganancia e a cobiça fala mais alto embora tenha falecido mas com certeza fez nao so sua parte mas mais que isso
 
marco rodrigues em 13/12/2013 06:37:47
Fez a diferença na vida de muitas pessoas,ele quis fazer essa diferença e fez, serve de exemplo a todos nós,cada um fazendo um pouco podemos ajudar muitos.Infelizmente não o conheci pessoalmente,mas sempre acompanhei seus feitos, em especial o caso do "Felipinho",conheço a família,atualmente está se recuperando do transplante de fígado, iniciou o tratamento com ajuda do Sr Antônio, homem abençoado com muitas qualidades, estarei orando para que Deus conforte a família.
 
Hudson Fonseca em 13/12/2013 03:15:38
Muito obrigado sr. Antonio Moraies ,por tudo que sr vez pelos pobres .que deus te receba de brasos aberto ,o ceu esta mais lindo hj com mais uma estela la no ceu ,descanse em paz
 
claudemir j. siqueira em 13/12/2013 01:59:30
Durma em paz senhor Antonio Morais, assim não estará vendo tantas mazelas, em um mundo onde habita seres dotados de razão, mais que infelizmente o mau prevalece sobre o bem ( valores totalmente trocados), se vivo permanecesse Sr Antonio, estaria sangrando vosso coração bondoso, vendo tanta maldade e bastante desesperança.
 
Periperis Rodrigues do Prado em 13/12/2013 01:08:25
sem duvidas umas enorme perca em todos os sentidos!!! para todo mundo ......porem uma pessoa tão boa dessa até a saudades que sentiremos sera boa!!!! sera uma saudade de conforto para todos!!!!!! para provar que sucesso sabedoria e bondade cabem juntas no mesmo lugar !!!!!! que DEUS o tenha ao seu lado !!!!
 
paulo costa em 12/12/2013 23:32:32
Nobre cidadão, tem meu respeito. Condolências à família!
 
Carlos Magno em 12/12/2013 23:31:13
Deus q da um bom lugar para ele só q sei no tempo de criança nos anos de 1950 mta gente chorou na região de Dourados por crueldade de jagunços dele
 
neilton m ortega em 12/12/2013 23:19:02
Descanse em paz.,e tenha um encontro feliz com JESUS...Homem justo, trabalhador,amante dos mais humildes...como diz nosso amigo PAPA FRANCISCO, o mundo necessita de pessoas assim...A família DEUS lhes dê o consolo da perda, pois o céu esta em festa...AMEM
 
Adevair Passone em 12/12/2013 22:52:10
Sou Douradense de nascimento, conheci o sr Antônio na década de 70. Estou triste porque Dourados e Mato Grosso do Sul perde um grande desbravador. Que descanse em paz.
 
wilson dias de souza em 12/12/2013 22:42:58
É de homens integro como ele que precisamos.......
 
Elisangela Ibanes em 12/12/2013 22:27:34
Que belo exemplo de fraternidade e caridade que essa família nos dá! Meus sentimentos aos entes que, com certeza, estão sentindo muita dor pela perda. Mas tiveram o privilégio de fazer parte do clã de Antônio Moraes!
 
MARCELLO MENDES em 12/12/2013 21:22:49
QUE DEUS DE A ELE UM BOM LUGAR!
 
wanderlei leao em 12/12/2013 20:32:49
OLá, família, que DEUS CONFORTA SEUS CORAÇÕES.
 
professora Eloina Nogueira em 12/12/2013 20:28:00
gostaria de falar muito deste homem que somente trabalhou na vida, mais tudo que falarmos e polco para definir Antonio Morais.que deus receba este homem no céu com festa,que aqui em campo grande fica suas obras para orgulho de muitos.e que possa servir de referencia para nossos politico que primeiramente pensa nele próprio.
 
carlos pinzan em 12/12/2013 20:27:10
Eis um Grande Homem, pensava sempre no próximo, não esquecia de sua origem humilde e ajudou, sem pedir nada em troca, os mais necessitados. Que o Senhor o abençoe.
 
Marcílio dos Reis em 12/12/2013 20:25:05
num país onde vemos corrupção, jeitinho pra tudo desonestidades , temos o exemplo deste homem que com seu trabalho honesto e humanitário fez fortuna. Aprendo com este homem que vale a pena ser honesto, apesar das circunstancia nos dizer ao contrário.Parabéns e descanse em paz...
 
iraci da Silva em 12/12/2013 20:14:11
Sentimentos à família.
Não o conhecia pessoalmente, o vi, uma vez, cortando cabelo no mesmo barbeiro que eu, na Afonsa Pena. Da cadeira que estava, ouvi algumas histórias e sem o conhecer, não sou do MS, perguntei ao barbeiro: quem é ele, isso tudo é verdade? Veio aqui pobre e se tornou isso tudo que disse? O barbeiro confirmou tudo...
No outro fim de semana, li uma matéria no jornal sobre suas ações beneméritas e passei a admirá-lo pela sua boa vontade para com os mais necessitados.
Fez o que pode e sua luta para ajudar um hospital em MS foi realmente uma luta; alguns queriam se aproveitar do que seria investido, e ele tomou as rédeas. Homem forte apesar de sua aparência franzina.
Durma em paz Antônio Moraes. O descanso chegou!
De alguém que gostaria de ter sido seu amigo, Alexandre.
 
Alexandre Nascimento. em 12/12/2013 19:58:57
Meus pêsames a família do Sr Antonio Moraes , não o conheci pessoalmente, mas pelas suas histórias divulgadas até hoje, não conheci e nem ouvi falar de uma pessoa de grande poder aquisitivo de tão bom coração e que amava seu próximo como está escrito nas escrituras , mas podemos acreditar que ele ajuntou um grande tesouro no céu ajudando seu semelhante .
 
Claudio Salina em 12/12/2013 19:55:27
"QUE DEUS CONFORTE ESTA FAMÍLIA DO MESMO JEITO QUE ELE CONFORTOU OS NECESSITADOS",
ESTE É UM HOMEM QUE DEVE SER IMITADO E NUNCA ESQUECIDO.
 
Jorge Augusto Acosta em 12/12/2013 19:09:05
Certamente será recebido de braços abertos pelo Pai todo poderoso. Pessoas com seu caráter e altruísmo são raríssimas hoje em dia. À família, meus sentimentos.
 
Paulo Roberto Burgueño em 12/12/2013 18:15:27
Isso mostra que existem pessoas boas no mundo que Deus o guarde.
 
Diego Souza em 12/12/2013 18:06:57
Que os espiritos de luz possam iluminar o seu caminho, nessa nova etapa de vida, pois ele merece muita luz em seu novo trajeto.
 
Fatima Vieira em 12/12/2013 18:01:33
Fica a saudades, que uma pessoa tão boa.
 
marta ajala em 12/12/2013 17:54:31
Com certeza está nos braços dos Deus. Parabéns a ele e a família pelas boas ações.
 
bianca martins em 12/12/2013 17:51:02
Que sirva de exemplo para outros .....
Obrigado o povo Sul-Matogrosense a sua bondade.
 
Max Sander Oliveira Lucas em 12/12/2013 17:48:56
Que o legado de Antonio Moraes inspire outras pessoas a fazer o bem com tamanho desprendimento. Que Deus abençoe os filhos e netos, consolando os vossos corações.
 
Gizele Lopes Silva em 12/12/2013 17:46:50
Pessoas como o Sr Antônio Morais não deveriam morrer jamais. Nossas condolências à família. Fica o exemplo de quem nunca se apegou ao dinheiro. Que Deus o receba de braços abertos.
 
Alberto Gaspar em 12/12/2013 17:42:46
Homem de bom coração,que ele esteja ao lado de Deus, e Nossa Senhora Maria, Mae de Jesus,vai na paz do Senhor Jesus,ele tem lugar merecido nos CEUS junto do PAI ETERNO.
 
antonio marcos mapeli em 12/12/2013 17:41:17
Deus conforte os familiares e amigos com a perda de seu patriarca.
 
CARLOS MAGNO em 12/12/2013 17:18:27
QUE DEUS O RECEBA DE BRAÇOS ABERTO, PORQUE ESTE SR. QUE EU NÃO TIVE A FELICIDADE DE CONHECÊ-LO PESSOALMENTE, SEI QUE FEZ MUITO POR MUITAS PESSOAS QUE NECESSITAVAM DE AJUDA, QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE ONDE ELE ESTIVER.
 
VERIDIANO ALVES DE SOUZA em 12/12/2013 17:11:40
A família, os meus sentimentos...
 
Gevaldo Soares em 12/12/2013 17:07:09
Família abençoada por Deus. Exemplo a ser seguido por todas as pessoas.
 
Marcos Batista em 12/12/2013 17:01:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions