ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Federal desarticula quadrilha do tráfico em MS e SC

Marta Ferreira | 09/12/2010 08:12

Violento, bando usou furadeira para punir integrante por extraviar droga

A Polícia Federal desencadeou nesta manhã a Operação Quijarro, para desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de cocaína que age na fronteira da Bolívia com Mato Grosso do Sul. Segundo os dados divulgados pela PF, o bando trocava veículos por drogas, contratava mulas para transportar drogas no organismo e praticava sequestro e violência física entre os próprios componentes.

Foram expedidos pela Justiça Federal em Campo Grande 15 mandados de prisão, entre preventivas e temporárias, e 10 mandados de busca e apreensão. As ações são em seis cidades, três de Mato Grosso do Sul (Corumbá, Ladário e Campo Grande) e três de Santa Catarina (Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes). A operação envolve um efetivo de 70 policiais federais.

A droga que o grupo traficava, conforme a Polícia apurou, entrava no País na fronteira de Puerto Quijarro e Corumbá e era redistribuída a outros estados, com destaque para Santa Catarina, a partir de Campo Grande.

No curso das investigações, conforme a PF, foram apreendidos mais de 100 quilos de cocaína, com a prisão de mais de 10 membros da quadrilha e o mapeamento da atuação da quadrilha.

Furadeira

O grupo era violento, conforme a PF. Um dos casos atribuídos foi o ferimento, com uma furadeira, feito nas mãos de um integrante do grupo, que, para evitar represálias, atribuiu a violência a um agiota, em junho deste ano. Ele teria sido punido por alegar ter extratiado uma quantidade de entorpecente do bando.

Conforme a PF, em várias ocasiões as polícias Civil, Federal e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) efetuaram apreensões de drogas e prisões de componentes da quadrilha. Dos mandados de prisão, 5 são para pessoas que já se encontram presas no Estado.

Nos siga no Google Notícias