A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

25/05/2009 13:01

Federal e PM vão despejar índios amanhã em Rio Brilhante

Redação

Policiais federais e militares planejam para amanhã a operação de despejo de 38 famílias indígenas da Fazenda Santo Antônio, em Rio Brilhante, a 160 quilômetros de Campo Grande.

A reintegração de posse foi determinada pela juíza titular da 2ª Vara Federal em Dourados, Kátia Cilene Balugar Firmino. A decisão é de 29 de abril, quando a magistrada deu 15 dias de prazo para eles deixarem a propriedade.

De acordo com o Cimi (Conselho Indiginista Missionário), os Guarani Kaiowá querem a demarcação da área denominada Laranjeira Nhanderu, de 450 hectares. Elas não querem deixar a propriedade.

Amanhã, o Cimi, junto com outras entidades dos movimentos sociais, vão a Rio Brilhante acompanhar o despejo, que terá o apoio da PM. "Os indígenas deixarão o pequeno pedaço de seu sagrado território após a negociação firmada com Polícia Federal que já estava preparada para a retirada coercitiva dos indígenas com apoio da Polícia Militar após o oferecimento declarado do Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccineli", ressaltaram as entidades, em nota.

A assessoria da Polícia Federal confirmou a organização de uma força especial para a retirada dos índios da fazenda. No entanto, não confirmou que o despejo ocorrerá nesta terça-feira.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions