Feirão de empresas oferece descontos especiais para quem quer limpar nome
Quem pretende negociar dívidas tem até dia 30 para aproveitar as oportunidades.
A partir desta segunda-feira (06), os mais de 60,5 milhões de consumidores inadimplentes no País podem negociar as dívidas para limpar o nome junto ao Serasa. O “Feirão Limpa Nome” acontece até dia 30, com a participação de mais mil empresas dispostas a dar descontos especiais com prazos diferenciados.
O mutirão contempla empresas de segmentos diversos, como bancos e financeiras, cartões de crédito, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito. A negociação dos débitos pode ser feita pela internet, por meio de computador, tablet ou celular.
“Com toda a segurança, em um site interativo, desenvolvido em ambiente protegido, o que garante a proteção aos dados do consumidor”, informou a Serasa Experian. Basta acessar o site.
Ao se cadastrar, o consumidor terá acesso a uma relação com as dívidas que constam na base de dados da Serasa, bem como os canais de atendimento de cada credor, as ofertas pré-estabelecidas por meio de boleto bancário ou até simulação das condições.
Na última edição do feirão, 320 mil consumidores limparam o nome.
De acordo com estudo da “Decision Analytics” da Serasa Experian, em setembro de 2017, o número de consumidores inadimplentes no país - 60,5 milhões – representa 1,51% a mais do que em setembro de 2016, quando eram 59,6 milhões. o Centro-oeste atinge 8,6% do total de devedores.
O montante alcançado pelas dívidas no nono mês deste ano foi de R$ 267,5 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.422,00.
Perfil - A maior concentração dos negativados tem entre 41 e 50 anos (19,5% do total). Em segundo no ranking de participação entre os inadimplentes estão os jovens de 18 a 25 anos, que respondem por 14,6% do total.
Os homens representavam 50,9% dos inadimplentes em setembro/2017. A maioria das dívidas foi contraída junto aos setores bancários e de cartão de crédito (29,6% do total). Na comparação com setembro/2016 houve queda de 0,6 ponto percentual nas dívidas nesse segmento.
O setor de utilities (energia elétrica, água e gás) respondeu por 17,8% do total de débitos em atraso, aumento de 0,6 ponto percentual na comparação com setembro/2016.
Telefonia alcançou 11,7% do montante: queda de 0,2 ponto percentual em relação a setembro de 2016. Já a inadimplência do varejo era de 13,8% em setembro deste ano, aumento de 0,7 ponto percentual na comparação com o mesmo mês de 2016. O setor de serviços respondeu por 10,7% da inadimplência, queda de 2 pontos percentuais em relação a setembro de 2016.