A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

28/08/2009 07:04

Força Nacional terá base aérea na fazenda Itamarati

Redação

A Força Nacional de Segurança Pública terá uma base aeroespacial em Mato Grosso do Sul. A unidade está sendo construída em uma área da antiga Fazenda Itamarati, em Ponta Porã.

Conforme a Agência Brasil, a informação é do secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. Segundo o secretário, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ) transferiu parte do terreno para o Ministério da Justiça na semana passada e as obras de adequação do local já estão em curso.

O Incra cedeu 34,5 hectares dos quase 50 mil hectares da fazenda. A área possui uma pista de pouso de 2.040 metros, um hangar com dois pavimentos e um restaurante.

De acordo com o instituto, a cessão do imóvel vai contribuir para os interesses do país e para a segurança de Mato Grosso do Sul. O Estado possui uma grande extensão de fronteira seca com o Paraguai e a Bolívia, que serve de rota para o tráfico de drogas.

Ainda de acordo com o Incra, o prazo de utilização das instalações é de dois anos e poderá ser renovado por mais dois anos, até a transferência definitiva para a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

"Vamos instalar ali a unidade aeropolicial da Força Nacional de Segurança Pública", declarou Balestreri. "Lá, a força vai ter sua base de helicópteros e aviões que possam transportar um grupo grande de policiais, com condições de, sem reabastecer, voar até o Rio Grande do Sul e grande parte da Amazônia", complementou o secretário.

No local, será erguida uma vila militar com cerca de 40 casas, enquanto a antiga sede da fazenda será transformada em um centro latino-americano de formação e capacitação de policiais.

Até ser adquirida pelo Incra, a Fazenda Itamarati pertencia ao empresário Olacir de Moraes, um dois maiores plantadores de soja do país nos 1990. O Incra pagou R$ 165 milhões pela propriedade

Atualmente, homens da Força Nacional está em Campo Grande, mas para segurança no Presídio Federal.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions