ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Formada na UFMS, médica divulgou dados sigilosos sobre saúde de Marisa

Mensagem sobre a internação da mulher de Lula foi enviada a grupo no WhatsApp de outros profissionais formados em MS

Anahi Zurutuza | 02/02/2017 17:25
Campus da UFMS em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Campus da UFMS em Campo Grande (Foto: Arquivo)

Uma médica do Hospital Sírio-Libanês compartilhou pelo WhatsApp dados sigilosos sobre o estado de saúde da ex-primeira-dama Marisa Letícia, horas depois que a mulher de Luiz Inácio Lula da Silva foi internada. Conforme apurou o jornal O Globo, a reumatologista Gabriela Munhoz, de 31 anos, é formada na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e teria divulgado a informação em um grupo da turma que concluiu o curso em 2009.

A médica confirmou no grupo intitulado “MED IX” que Marisa estava no pronto-socorro com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral hemorrágico de nível 4 na escala Fisher — considerado um dos mais graves — prestes a ser levada para a Unidade de Terapia Intensiva.

A mensagem motivou manifestações de ódio de outros profissionais do grupo. Um colega de Gabriela o médico residente em urologia Michael Hennich fez comentário maldoso quando Gabriela disse que dona Marisa não tinha sido levada, ainda, para a UTI: “Ainda bem!”. A médica respondeu com risadas.

Michael disse ao O Globo que não ironizou a gravidade da saúde da paciente, mas se referiu a um erro do corretor ortográfico do telefone da colega, que trocou UTI por URO.

Outro médico do grupo, Richam Faissal Ellakkis, também comentou o quadro de Marisa. “Esses fdp (sic) vão embolizar ainda por cima. Tem que romper no procedimento, daí já abre pupila e o capeta abraça ela”, escreveu.

De acordo com o Código de Ética Médica, profissionais de saúde não podem permitir o acesso de terceiros a prontuários de pacientes.

Em nota, a direção do Sírio-Libanês informou ter “uma política rígida relacionada à privacidade de pacientes” e repudiou a quebra do sigilo das informações. “Por não permitir esse tipo de atitude entre seus colaboradores, a instituição tomou as medidas disciplinares cabíveis em relação à médica, assim que teve conhecimento da troca de mensagens”, completou a nota enviada para O Globo.

O jornal não conseguiu contato com Gabriela e com Richam. Marisa foi internada no dia 24 de janeiro e teve morte cerebral ontem (1º).

Nos siga no Google Notícias