ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Fortes chuvas em Coxim preocupam população ribeirinha

Redação | 07/12/2009 17:06

As fortes chuvas em Coxim preocupam a população ribeirinha, que vive nas margens do Rio Taquari. De acordo com a CPRM (Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais), na madrugada do dia 06 de dezembro foram registrados 76,9 milímetros de chuva.

A alta precipitação aumentou o volume de água no Rio Taquari em 1 metro acima da capacidade normal. Do dia 1º ao dia 06 choveu aproximadamente 149 milímetros em toda a Região Norte, sendo que somente no dia 06 foram registrados 133 milímetros e destes, conforme o CPRM, 76,9 milímetros foram em Coxim.

Os índices mostram que de hoje até domingo, o nível das chuvas irá ultrapassar toda a quantidade prevista para dezembro.

Diante da situação atual, por determinação da prefeita Dinalva Mourão (PMDB), a defesa civil e corpo de bombeiros estão mobilizados para dar assistência, caso seja necessário.

De acordo com o coordenador da defesa civil no município, José Aloísio Muller, uma equipe do setor visita os bairros de Coxim e são visíveis alguns estragos em decorrência da chuva. "Já encontramos muro caído na área urbana, fossas transbordando, casas em situação de emergência e ruas destruídas", explicou.

Quanto aos moradores da beira do rio, a orientação da defesa civil é de que procurem lugares seguros para ficar, principalmente à noite. "Quem puder dormir na casa de parentes seria o ideal", orientou Muller.

As pessoas que moram na beira dos buracos da rua Frei Cirino e Pedro Pedrossian também devem ficar em alerta, pois há risco de desmoronamento no local.

Em caso de situação de risco, os moradores podem acionar a defesa civil pelos telefones: (67) 3291-2978 ou 9615-3664 ou ainda os bombeiros pelo telefone 193.

Enchentes - A primeira enchente ocorreu em 1977 e outra em 1988. Quem vivenciou os episódios no município, sabe que a grande quantidade de chuva nos últimos dias é preocupante: "Moro em Coxim há 42 anos e por causa das enchentes tive que mudar de casa por duas vezes. Numa delas perdi tudo o que tinha e aos poucos com muito trabalho fui me recuperando. Com esta chuva temos que ficar de vigília, nem dormimos direito para nos prevenir", disse a comerciante Severina Petronília, moradora e comerciante na Avenida Presidente Vargas, às margens do Rio Taquari.

Nos siga no Google Notícias