ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Funai pede ao MPF para investigar morte de criança no HR

Redação | 05/10/2010 11:08

A coordenação da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande pediu ao MPF (Ministério Público Federal) que investigue a responsabilidade pela morte da índia Terena Vanessa Rodrigues Gabriel, de 11 anos, ocorrida no dia 28 de setembro, no HR (Hospital Regional) de Campo Grande.

A menina estava aguardando desde 16 de setembro uma medicação de custo alto, cujo fornecimento foi negado pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde), órgão responsável pelo atendimento aos índios no País.

O pedido de investigação foi protocolado ontem e agora deve ser encaminhado a um procurador que cuida da causa indígena.

Vanessa morreu na semana passada no hospital, depois de esperar vários dias pelo medicamento Rituximab, droga que tem custo de R$ 5,7 mil por ampola de 50 ml.

A criança sofria de lúpus, doença crônica que afeta vários órgãos do corpo e já estava com o rim comprometido. A medicação havia sido prescrita para ela no ambulatório no dia 16 de setembro, mas não foi fornecida pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde), responsável pela saúde indígena, sob o argumento de que o hospital deveria fornecer o remédio.

Enquanto a menina aguardada o remédio, HR, Funasa e Funai trocaram ofícios a respeito. No primeiro ofício, datado de 20 de setembro e assinado pelo coordenador regional da Funai, Edson Fagundes, a fundação solicita à Funasa que seja fornecida a medicação.

No dia 22 de setembro, o coordenador regional da Funasa, Flávio da Costra Britto Neto, respondeu que o HR, onde Vanessa estava em tratamento, deveria providenciar o medicamento pois recebe recursos para a atenção especializadas aos povos indígenas, enquanto a Fundação tem a função de garantir a atenção básica apenas.

Diante da resposta, no dia 27 de setembro, o coordenador da Funai encaminhou novo ofício ao Hospital Regional, com o alerta "urgente", e para tentar conseguir o remédio mais rapidamente

O diretor técnico e de assistência do HR, Alexandre Frizzo, informou ontem que o hospital liberou o medicamento, mas não houve tempo para que a menina usasse.

Ele contrapõe o argumento da Funasa e diz que era obrigação sim, fornecer o medicamento quando Vanessa estava em tratamento ambulatorial

A menina morreu apenas 8 dias após completar 11 anos. Ela veio da Terra Indígena Buriti, localizada nos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, para se tratar em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias