ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Funtrab fará 53 cursos profissionalizantes no semestre

Redação | 03/01/2008 18:36

A Coordenadoria de Qualificação Profissional da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul agendou para o primeiro semestre deste ano a realização de 53 novos cursos profissionalizantes para a população do Estado. Vanessa Jamile, coordenadora da Funtrab, informou que a intenção é atender 16 municípios e 1.015 pessoas fora do mercado de trabalho, somando assim 2,3 mil qualificações nos dois primeiros anos do governo. Em 2007, conforme a assessoria do governo estadual, foram montadas 51 turmas em 20 municípios, atingindo 1.285 trabalhadores.

A qualificação da mão-de-obra foi apontada pela coordenadora como um dos fatores que levaram o Estado, em 2007, a registrar uma alta de 6,59% no número de empregos com carteira assinada (o equivalente a 21.148 postos de trabalho). "A aceleração da economia e as novas instalações de indústrias contribuíram para o crescimento nos postos de trabalho. E a qualificação foi um fator importante na contratação dessas pessoas. Se o trabalhador daqui não e qualificado, as empresas trazem empregados de fora", ponderou Vanessa Jamile.

O desempregado deve fazer o cadastro no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (antigo Cine) para ser encaminhamento a possíveis vagas de trabalho. Na Capital, o procedimento é feito na Agência Pública de Emprego da rua 13 de Maio (número 2.786). No procedimento, ele será questionado sobre o interesse na qualificação. A partir daí, ele é cadastrado no banco de dados e inscrito em cursos. O aluno recebe vale-transporte, alimentação, material didático e uniforme durante o treinamento.

Nos siga no Google Notícias