ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Futuros agentes de saúde devem "aguentar" 25 kg no braço

Redação | 05/04/2010 12:07

O teste físico do concurso para agente de saúde em Campo Grande começou a ser realizado na manhã de hoje, no Estádio Morenão. A prova física será realizada até a terça-feira da semana que vem.

Um dos testes, de levantamento de um peso de 25 quilos trouxe polêmica para a seleção. Candidatos consideram exagerada a exigência.

De acordo com a Fadems (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul), que organiza o concurso, foram convocados mais de 2000 candidatos para esta fase, seis vezes mais do que o número de vagas previstas.

Serão convocados 383 candidatos. Quase 70% dos que realizam o teste físico são mulheres.

As três modalidades no teste físico são: levantamento de peso, pedalar 150 metros com um peso de cinco quilos na garupa da bicicleta e corrida de 12 minutos. Os homens têm de correr dois mil metros e as mulheres, 1.800 metros.

O teste de levantamento de peso é o que mais gera reclamação, principalmente entre as mulheres. Para ser considerado apto, o candidato deve levantar um halter com 25 quilos por cinco vezes.

O servidor público Elias Nogueira reclamava da alta carga do exercício. A filha de Nogueira, Gisele Santos Aguiar, 19 anos, irá realizar amanhã o teste e ele mostra preocupação. "Eu não concordo que o peso para as mulheres seja o mesmo para o homem. O instrutor de educação física da academia dela disse que a carga deveria ter, no máximo 20, quilos para as mulheres", ressaltou.

Apesar de parecer difícil, não foi o teste de levantamento que assustou as candidatas na manhã de hoje. "A corrida foi mais difícil, fiz em cima do tempo", contou Alda Regina Marciliano, 30 anos.

Ela disse que fez a prova do peso sem dificuldade e não viu ninguém reprovar. Mesmo assim, também não concorda com o exame: "Não tem necessidade. Eu só treinei para a corrida", comentou.

As exigências do exame, todas previstas em edital, são baseadas nas funções que o futuro agente comunitário de saúde terá em sua rotina.

Novidade - A presidente da comissão do concurso, Diná Guimarães de Campos, explicou que nos dois primeiros concursos, em 2003 e 2005, não era realizado teste físico, apenas a prova objetiva e uma entrevista: "Depois tivemos problemas com isso. Muitos agentes diziam que não agüentavam andar o dia inteiro e visitar as casas, por isso começamos a realizar o teste de aptidão física", ressaltou.

Um agente tem de andar cerca de cinco quilômetros por dia e carregar uma mochila de cinco quilos, com materiais de saúde, também pode utilizar uma bicicleta para visitar as casas do bairro onde trabalha. O serviço não é fácil e exige certa resistência.

O edital foi feito com técnicos da Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública), onde os agentes serão lotados, com profissionais de Educação Física da UFMS e também técnicos da Funesp (Fundação Municipal do Esporte). Todos os testes são feitos para selecionar o profissional mais capacitado.

Quanto ao teste de peso, Diná explica que uma das funções do agente de saúde pede que ele pegue crianças no colo, para medir o peso, e ande grande parte do expediente com a mochila nas costas. Sem preparo, logo o profissional reclama da jornada puxada.

"Muitos (agentes) começaram a reclamar de problemas de coluna, que não aguentam andar no sol e até que não conseguiam andar de bicicleta. Por isso o edital prevê todas as funções, para que o candidato saiba o que terá de fazer quando for trabalhar", explica Diná.

"A corrida foi mais difícil, estou treinando há duas semanas. Não vi ninguém reclamando do levantamento", contou Alessandra Ibrahim, 26 anos, que foi aprovada no teste físico.

A remuneração do agente comunitário de saúde é formada pelo vencimento base no valor de R$ 477,84, que será acrescido de incentivo e adicional até 50%, conforme desempenho.Os agentes realizam visitas pelo programa Saúde da Família, além de realizarem o combate à dengue.

Nos siga no Google Notícias