ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Gaeco recolhe medicamentos de "farinha" em Dourados

Redação | 10/08/2010 13:01

Três farmácias de Dourados foram autuadas na manhã desta terça-feira por venderem medicamentos falsificados. A investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), dentro da Operação "Placebo", durou quatro meses.

Dentro da Operação "Placebo" foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em estabelecimentos de Dourados, suspeitos de venderem medicamentos falsificados, especialmente "Viagra" e "Cialis", remédios utilizados para disfunção erétil.

Foram encontrados medicamentos com venda proscrita, por serem falsificados, de origem ignorada e com prazos de validade vencidos. Os remédios foram localizados nas farmácias Biofacker, Drograria Mais e Drogaria Dois Irmãos.

Os falsificadores utilizam "placebo", uma espécie de farinha para a confecção dos medicamentos, que não têm qualquer efeito para quem os consome. Outro problema no uso indiscriminado do placebo é a superdosagem do princípio ativo do medicamento, que pode causar a morte.

Na investigação foram recolhidos produtos com constatação prévia de falsificação e também para buscar provas para subsidiar a investigação.

Os flagrantes foram registrados na Defron (Delegacia Especializada de Crimes de Fronteira). A pena para o crime de falsificação de medicamento, considerado hediondo, é de 10 a 15 anos. Participaram da ação promotores de justiça do MPE (Ministério Público Estadual), policiais militares do Gaeco e agentes da Vigilância Sanitária de Dourados.

Nos siga no Google Notícias