A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

10/08/2010 13:01

Gaeco recolhe medicamentos de "farinha" em Dourados

Redação

Três farmácias de Dourados foram autuadas na manhã desta terça-feira por venderem medicamentos falsificados. A investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), dentro da Operação "Placebo", durou quatro meses.

Dentro da Operação "Placebo" foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em estabelecimentos de Dourados, suspeitos de venderem medicamentos falsificados, especialmente "Viagra" e "Cialis", remédios utilizados para disfunção erétil.

Foram encontrados medicamentos com venda proscrita, por serem falsificados, de origem ignorada e com prazos de validade vencidos. Os remédios foram localizados nas farmácias Biofacker, Drograria Mais e Drogaria Dois Irmãos.

Os falsificadores utilizam "placebo", uma espécie de farinha para a confecção dos medicamentos, que não têm qualquer efeito para quem os consome. Outro problema no uso indiscriminado do placebo é a superdosagem do princípio ativo do medicamento, que pode causar a morte.

Na investigação foram recolhidos produtos com constatação prévia de falsificação e também para buscar provas para subsidiar a investigação.

Os flagrantes foram registrados na Defron (Delegacia Especializada de Crimes de Fronteira). A pena para o crime de falsificação de medicamento, considerado hediondo, é de 10 a 15 anos. Participaram da ação promotores de justiça do MPE (Ministério Público Estadual), policiais militares do Gaeco e agentes da Vigilância Sanitária de Dourados.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions