ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Governo já admite adiar início do ano letivo, mas sem aulas aos sábados

Flávio Paes | 15/01/2016 21:30

O Governo do Estado já admite acatar a reivindicação dos prefeitos e adiar o início das aulas,  programado para o dia 15 de fevereiro, mas sem necessidade de aulas aos sábados. Estes dias seriam computados como letivos, mas só os professores precisariam ir ás escolas,   para fazer planejamento e atividades extra-sala de aula. “Nossos estudantes são transportados pelas prefeituras e por isso precisamos fazer um calendário único”, justifica  a secretária de Educação, Maria Cecilia Amendôla da Motta admitindo duas possíveis novas data para começar as aulas; 22 e 29 de fevereiro, esta última, a sugestão dos prefeitos.

A Federação dos Trabalhadores na Educação (FETEMS), se posicionou contra o adiamento, interpretando a mudança como uma manobra dos prefeitos para reduzir custos, porque se livrariam do compromisso de pagar o salário de fevereiro dos professores convocados. Os prefeitos argumentam que o adiamento seria necessário em função das fortes chuvas no interior de Mato Grosso do Sul que têm causado alagamentos e prejuízos nas estradas.

Segundo Maria Cecília, em consenso com os secretários municipais, reunidos na União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), será sugerida a data de 22 de fevereiro para começar o ano letivo de 2016.  Entretanto, ela não descarta a proposta da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) de começar  dia 29 de fevereiro. 

De acordo com a proposta da SED, caso as aulas comecem dia 29/2, os professores serão chamados  dia 22/2 para o planejamento e estes já serão contados como letivos. “Nós temos cinco sábados letivos e aumentaríamos um pouco, mas neste calendário que estamos propondo estes sábados seriam para Conselhos de Classe e reunião de pais e mestres e que nós também consideraríamos como dias letivos”, afirma a secretária.

Para a professora Maria Cecilia, a decisão deve ser tomada pensando em todo o Estado e sem prejuízos à qualidade da educação. “Se tivermos que adiar nós vamos estudar muito para que não haja impacto nas famílias e na aprendizagem, que é o nosso foco. Vamos pensar na otimização do tempo em sala de aula, com qualidade e com professores competentes”, finaliza

Nos siga no Google Notícias