ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo lança Plano Estadual de Políticas Públicas para População Indígena

Daniel Machado e Michel Faustino | 27/04/2015 21:01
Cerimônia de assinatura do novo plano foi realizada nesta segunda-feira, no Centro Cultural Octávio Guizzo. (Foto: Fernando Antunes)
Cerimônia de assinatura do novo plano foi realizada nesta segunda-feira, no Centro Cultural Octávio Guizzo. (Foto: Fernando Antunes)

O Governo de Mato Grosso do Sul promoveu na noite desta segunda-feira (27) a cerimônia de assinatura do novo Plano Estadual de Políticas Públicas para a População Indígena. O evento, iniciado com um ritual de benção da etnia Guarani Kadiwéu, marca a Semana Estadual dos Povos Indígenas e foi realizado no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, com a presença de diversas autoridades políticas e lideranças sociais e indígenas. 

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, o plano será construído e aprimorado ao longo de 2015 em ação conjunta da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, tendo sua primeira ação em maio, no município de Dourados.

“O objetivo deste Governo é estreitar as relações com a população e isso não seria diferente com os povos indígenas. Queremos manter esse diálogo, por isso criamos a Subsecretaria de Assuntos Indígenas (parte da Sedhast) tendo em vista essa atenção especial com os povos tradicionais do nosso Estado”, disse.

Para a vice-governadora e titular da Sedhast, Rose Modesto, serão criadas comissões permanentes que discutirão e nortearão ações específicas em prol dos povos indígenas de todo o Estado. “Entre essas ações estão a agricultura familiar, o desenvolvimento da cultura indígena, a educação, o fomento do esporte e do lazer, entre outras coisas”, disse Rose, que também destacou os níveis preocupantes de desnutrição infantil e violência dentro das aldeias.

“Estamos discutindo também a implantação de uma polícia comunitária nas aldeias para coibir o crescente número de ocorrências de violência nesses locais. Outra coisa que nos preocupa é a desnutrição e a exploração infantil. O Mato Grosso do Sul é o quarto do País em exploração infantil, em sua maioria praticada contra crianças indígenas, que são as mais vulneráveis. Vamos trabalhar para coibir isso também”, acrescentou.

Presente na cerimônia, a titular da Subsecretaria de Assuntos Indígenas, Silvana Terena, elogiou a iniciativa do governo. “Vai ser muito importante a implantação desse plano, pois os povos indígenas do nosso Estado foram abandonados por 20 anos e essa é a primeira vez que há essa preocupação de desenvolver ações destinadas à melhoria da vida do indígena”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias