ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo pede que famílias abram casas para mobilização contra Aedes

Waldemar Gonçalves, com informações da Agência Brasil | 13/02/2016 08:28
Militares na Praça Ary Coelho, na manhã deste sábado; ministro do Esporte participará de campanha contra o Aedes aegypti (Foto: Júlia Kaifanny)
Militares na Praça Ary Coelho, na manhã deste sábado; ministro do Esporte participará de campanha contra o Aedes aegypti (Foto: Júlia Kaifanny)

almirante Ademir Sobrinho, chefe do Estado Maior do conjunto das Forças Armadas, orienta à população que facilite o acesso de militares aos imóveis, neste sábado (13), quando ocorre o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. em Campo Grande, as atividades terão a presença do ministro do Esporte, George Hilton, já que a presidente, Dilma Rousseff (PT), mandou que representantes do Governo Federal participassem diretamente da campanha em todo o Brasil.

“[A presença dos militares na ação ocorre] pela facilidade das Forças Armadas de mobilizar uma quantidade tão grande de pessoas. Mas são importantes a credibilidade e as informações da imprensa para que as pessoas abram as casas neste sábado”, disse Sobrinho, em texto divulgado nesta manhã pela Agência Brasil.

Conforme a mesma fonte, os trabalhos incluem a entrega de panfletos e, junto com os agentes de saúde, conversarão com a população sobre a importância de não manter criadouros do mosquito em suas casas. Poderá, também, ocorrer a aplicação de larvicidades em depósito de água de residências, mas a prioridade é levar informações à população.

A meta oficial é visitar 3 milhões de famílias em cerca de 350 municípios brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, foram falados, até o momento, que a mobilização envolverá entre 8 mil e 11 mil militares, em 16 municípios.

Conforme detalha a Agência Brasil, o governo espera distribuir 4 milhões de panfletos pelo país. O material é descrito como um guia para eliminar os criadouros do mosquito. 

Entre os dias 15 e 18, estão previstas ações de combate ao Aedes aegypti, também envolvendo os militares. Eles deverão entrar nas casas, eliminar focos do mosquito e aplicar produtos químicos para inibir sua reprodução.

Depois, entre 19 e 4 de março, as ações serão nas escolas, em uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Educação. “Os alunos são grandes irradiadores, principalmente para as suas famílias, do problema do mosquito e de como combatê-lo. Vamos às escolas, assim como outras autoridades, falar com os alunos para que eles levem essa mensagem às suas casas”, afirmou o chefe do Estado Maior do conjunto das Forças Armadas à Agência Brasil.

Nos siga no Google Notícias