ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Governo quer atingir 98% da cobertura da rede de esgoto em 10 anos

Expectativa é concluir o processo de parceria público-privada para o setor até o final do ano

Leonardo Rocha | 30/04/2018 12:55
Intenção é ampliar rede de esgoto em MS (Foto: Divulgação - Sanesul)
Intenção é ampliar rede de esgoto em MS (Foto: Divulgação - Sanesul)

O governo estadual quer atingir 98% da cobertura de rede de esgoto, em um prazo de 10 anos, no Mato Grosso do Sul. Para isto, deve concluir neste ano, o projeto de Parceria Público-Privada, para ampliar e expandir o sistema (esgoto) nos 68 municípios que são atendidos pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

A expectativa do governo é que haja um investimento de R$ 1,3 bilhão no setor, com a concessão desta parceria para os próximos 30 anos, que segundo o executivo, deve beneficiar 1,5 milhão de pessoas no Estado. A justificativa é que com este aporte financeiro privado possa elevar de 43% para 98% a rede de esgoto, em dez anos.

Nesta parceria caberá ao governo fazer uma remuneração a empresa escolhida em relação ao serviço prestado, sendo que em contrapartida, a mesma deve propor os investimentos, assim como cuidar da execução e operação das atividades. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já declarou que se trata de um projeto pioneiro.

“Nossa meta é que todo o Estado seja atendido pela rede de esgoto e vamos fazer isso trazendo a expertise do setor privado. É um objetivo estratégico que tem foco no desenvolvimento sustentável”, avaliou o tucano. Entre as metas está a universalização da rede de esgoto, para atrair novos investimentos em todas as regiões, proporcionando melhor qualidade de vida.

O governo estadual espera atrair grandes empresas para esta concorrência, tendo uma licitação muito disputada. A expectativa é que haja a participação de empresas reconhecidas no mercado, dando mais credibilidade a todo processo.

Nos siga no Google Notícias