A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

14/11/2009 10:14

Governo tem trabalhado contra milícias, garante André

Redação

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), disse esta manhã que desde o ano passado o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, vem "trabalhando silenciosamente com a Polícia Federal" para garantir segurança no campo e coibir ações de milícias.

Ao ser questionado sobre o comunicado da Anistia Internacional aos governos brasileiro e paraguaio sobre o sumiço dos professores índios em Paranhos, onde a organização cita a existência de empresas irregulares de segurança nas fazendas e pede providências, Puccinelli disse que não tem conhecimento de que hoje haja milícia atuando e que o governo tem agido para evitar a violência no campo.

"O governo desautoriza qualquer medida neste sentido", disse, referindo-se às milícias. A declaração foi feita após a solenidade em que André sancionou a Lei do programa Vale Renda, no Guanandizão. Ele disse que no ano passado entrou em contato com o governo federal pedindo a elaboração de um plano de parceria para evitar os confrontos por terras envolvendo índios e produtores rurais.

A intenção, segundo ele, era que o governo pudesse atuar como um mediador, com apoio do governo federal. Hoje somente a Polícia Federal pode atuar em casos de conflito envolvendo índios, embora a PF possa solicitar apoio.

Ao falar que o governo estadual tem atuado para garantir segurança aos índios, André mais uma vez lançou críticas: "isso deveria partir do governo federal e da Funai".

Conflito

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions