ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Hemosul faz plantão hoje no Parque Airton Sena

Redação | 24/05/2009 06:57

Na tentativa de encontrar doadores de medula óssea, o Hemosul fará plantão hoje no Parque Airton Sena, em Campo Grande. O trabalho será feito no local das 8 horas às 12 horas.

A ação do Hemosul será feita dentro do projeto UCDB na Comunidade, da Universidade Católica Dom Bosco. A expectativa é de que aproximadamente 2,5 mil pessoas passem pelo parque hoje.

Para ser um doador cadastrado, é preciso fazer um exame de sangue, que coleta algumas informações e possibilita a inclusão no Redome. A amostra de sangue colhida no ato do cadastro do doador é utilizada na identificação das características do doador, o que possibilita mapear superficialmente o DNA da pessoa.

Já a coleta de medula óssea é realizada de duas formas, ambas como procedimentos cirúrgicos: punção (retirada) com agulha do osso da bacia ou é ministrado medicamento para que as células da medula caiam na corrente sanguínea, colhidas por equipamento específico.

A vantagem de ser um doador é que, depois de colhido o material, o organismo o repõe em apenas uma semana. A utilização de medula óssea, entre outras aplicações, é no tratamento da leucemia, que causa diminuição da produção de glóbulos brancos no organismo, com a consequente queda na defesa natural do corpo.

Nos siga no Google Notícias