A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/10/2013 13:24

Hospitais se unem contra o "envio mensal" de contas feito por Bernal

Graziela Rezende e Aliny Mary Dias
Hospitais se unem contra o envio mensal de contas feito por Bernal

Uma semana após criação do Comitê Permanente de Hospitais Públicos e Filantrópicos de Campo Grande, a “burocratização” para a prestação de contas das entidades foi o tema da segunda reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (17), no Hospital São Julião. O grupo se diz contra a ação determinada pelo prefeito Alcides Bernal (PP) e qualifica como inviável o envio mensal dos gastos detalhados.

Segundo representantes do Hospital do Câncer, Santa Casa, Universitário, Regional e São Julião, e a promotora de Justiça, Paula Volpe, a forma como a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) está solicitando a prestação de contas está incorreta. Eles dizem que é algo muito detalhado, que gera gastos, diferente da antiga gestão, quando eles prestavam contas apenas ao Ministério Público e a CGU (Controladoria Geral da União).

“Esse ano o Bernal pede detalhe por detalhe, explicando cada centavo. Os diretores todos são contra o detalhamento mensal, porque é totalmente inviável. Nós ainda convidamos o secretário Ivandro Côrrea Fonseca, para discutir o assunto, mas ele ainda não compareceu as nossas reuniões”, fala o diretor presidente da Santa Casa, Wilson Teslenco.

O presidente ainda diz que o grupo pretende enviar propostas claras e tem perspectiva que “as coisas irão mudar”. “A prefeitura não nos procura pra nada e precisamos discutir esse problema da prestação de contas muito detalhada”, argumenta Teslenco.

O impasse já fez que com que a Sesau ameaçasse cortar os recursos para os hospitais. “Ninguém aqui é contra a prestação de contas e sim com a burocratização da saúde”, diz Carlos Alberto Coimbra, presidente do Hospital do Câncer.

Após 2h de discussões, os representantes disseram que o objetivo é ter reuniões constantes, para encontrar soluções. “Muitos hospitais tem problemas semelhantes e juntos conseguem ter um diálogo melhor. Precisamos conversar, todos os hospitais estão acima da capacidade”, dizem.

O próximo encontro será na terça-feira (22), às 8h no Ministério Público, ocasião em que o secretário de Saúde será novamente convidado.



A favor de 100% de Fiscalização!!! Parabéns ao Adm. Ivandro.
O cenário da saúde é assim por causa dos infindáveis desvios e corrupção, não vejo problemas em fiscalizar com rigor entidades que utilizam recursos públicos.

 
Ricardo Araújo em 18/10/2013 23:36:09
Eu acho que toda entidade que recebe recursos do governo tinha que ser obrigada a prestar contas mensalmente dizendo onde foi utilizado centavo por centavo, se não for assim não tem controle e o desvio acontece, quem é contra é porque tá desviando, os hospitais tem contadores que atendem às instituições e recebem por isso, não vai dar trabalho para os médicos nem para os administradores, portanto, prestem contas e parem de desviar, acabou a festa depois do Siuffi.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 18/10/2013 08:39:55
Estão querendo fazer igual o Siufi no HC....
 
Carlos Magno em 18/10/2013 08:22:00
Por que será que não querem mandar um relatório detalhado, hein? Qualquer empresa privada consegue fazer isso para seu chefe.
Agora querem continuar levando R$ ....
 
Jorge Arantes Nascimento em 18/10/2013 08:16:51
nesse ponto eu concordo com o Bernal, dinheiro publico tem que prestar conta mesmo, tintim por tintim.
 
eraldo a bento em 18/10/2013 07:13:49
Parabéns prefeito. O Sr. está certo em exigir comprovantes do pagamento de todos os serviços médicos, ditos prestados, por todos os hospitais da cidade. Seus dirigentes fizeram de tudo pelo comando e agora fogem da transparência. Com o dinheirão distribuídos, até ontem, sem controles, o Municipio poderá construir o Hospital de que tanto Campo Grande precisa. DINHEIRO PÚBLICO DEVE SER USADO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. Como o El Kadri e outros não vivem sugando os governos????????porque são viáveis e bem administrados sem politicagens....
 
oswaldo rodrigues em 17/10/2013 23:45:15
Nossa, me surpreende a ignorância do campograndense.
Eu não acredito que ainda existem pessoas que pensam que o Bernal está certo, aliás, deve ser cupinchas dele, só pode.
 
Afonso Netho em 17/10/2013 23:17:46
Tem certas pessoas que não entendem mesmo determinados fatos que estão acontecendo.O senhor Alcides Bernal está complicando ,algo detalhado , gera gastos sim ,tem de se contratar mais pessoal,não tem nem enfermeiros e médicos para se fazer um bom atendimento imaginem fazer o que ele deseja.Isso não seria manipulação? Isso não seria complicar mais a saúde de nossa cidade enviar direto para o Ministério Público e a CGU (Controladoria Geral da União)já é o suficiente se não tiver erradas as prestações de contas o próprio MP e CGU vão falar.Do modo que foi escrito até parece que só existem pessoas corruptas, não é bem assim, existem pessoas sérias, e muitas, nesse pais.
 
CLaudia Moraes em 17/10/2013 22:17:51
Isso é uma piada, depois dizem que o prefeito não tá trabalhando, agora que vai empacar, esses vereadores não tem o quê fazer não é, em vez de ficar chorando pelo leite derramado deviam repensar suas atitudes até porquê seus mandatos não são eternos.
 
Edivan Pedro de Oliveira em 17/10/2013 21:03:32
Ue? Qual o problema? É assim que funciona no resto do mundo. Sistema de salarios, faturamento, TODO é automatizado. Assim como qualquer empresa grande com fluxo de caixa considerável, unidades de saude não devem ter o menor problema montar a prestação de contas mensalmente. É só imprimir a movimentação do mes. Alias, qualquer bom diretor financeiro deveria fazer isso semanalmente para acompanhar a situação financeira da sua instituição, não é?
A gestão do bernal parece um desastre, mas algumas coisas estão certas.
Alias, falta o governo deste pais cumprir a sua parte, que é cada ano em fevereiro ou março apresentar o balanço, com as contas em dia, assim como qualquer empresa que tem as ações negociado na bolsa de valores. Pois NOS somos os acionistas deste pais!
 
Marcos da Silva em 17/10/2013 19:25:48
TAÍ PORQUE ESTÃO QUERENDO A CABEÇA DO HOMEM DE QUALQUER JEITO, TÁ DIFICULTANDO DEMAIS. EU NÃO VOTEI NO BERNAL, VOTEI NO GIROTO. MAS VAMOS DEIXAR O CARA TRABALHAR UM POUCO, SRS VEREADORES. VAMOS FAZER UMA COISA, ESQUEÇAM OQUE OS SRS PROMETERAM PARA OS CABOS ELEITORAIS, ELES TEM MEMORIA CURTA MESMO E ESQUECEM LOGO. DEIXA O BERNAL MORALIZAR PELO MENOS UM POUQUINHO, A NOSSA CAPITAL, SE ELE NÃO FIZER NADA DEPOIS DE UM ANO AÍ SIM , MAS COM TRES MESES DE MANDATO ABRIR CPI? ESSA NINGUEM TA ENGOLINDO. A NÃO SER QUEM DEPENDE DA TETA QUE ERA. TO ERRADO. ÁÍ A REUNIÃO DOS HOSPITAIS QUE NÃO QUEREM PRESTAR CONTAS OU SE PRESTAR SÓ DAQUI A 5 (CINCO) ANOS.
 
lourenço carvalho em 17/10/2013 18:21:44
isso não é união e sim uma formaçao de uma organizaçao q quer esconder algo errado, ilegal
 
silva souza em 17/10/2013 18:10:33
Parabéns Bernal. Tem que fiscalizar mesmo!!!
 
RODRIGO FERREIRA em 17/10/2013 17:46:38
Boa tarde, Srs. administradores hospitalar desta comissão, os srs não se nega em dar informação, correto ótima atitude, mas creio que o detalhamento da prestação de contas se torna mas transparente, tanto para os leigos, profissionais da área (estudantes) ou cidadão que paga seus impostos. Que um dia queriam ver essas prestações de conta, também. Vejo que os hospitais tem pessoa competentes suficiente para analisar e repassar essas prestações de contas detalhadas para quem as pede ou seja a prefeitura representada por seu, nosso prefeito que através do povo foi eleito, acho justo essa solicitação detalhada.
espero que a transparência exista realmente. Creio que custo será apenas de papel e recursos humanos(pessoal) para analise e digitação e envio (Enter) nada mais. Obrigado pela atenção
 
Victor Magnus em 17/10/2013 17:27:42
Na ANTIGA GESTÃO a máfia do câncer roubou milhões. Estranha a posição da d. representante do MPE.
 
ricardo rodrigues em 17/10/2013 17:04:07
Muito engraçado isso,depois dizem que o Bernal está errado.Errado por querer o correto. Ops é claro!!! Ninguém quer alguém lá dentro que vá prejudicar as falcatruas deles. O povo Campo-grandense ignorante ainda acha que o cara tá errado. Faça me o favor, quando vão acordar??????
 
ytamara barbosa em 17/10/2013 15:51:34
Ta ai. é como comentei na reportagem do Vereador que voltou atras. O Prefeito pediu relatório mais detalhado. E o pessoal reclama porque a administração passada não pedia. Reclamam que é muito difícil. Pelo amor dos meus filhinhos essa é muito boa. Eu se fosse o Prefeito também pediria um relatório bem detalhado dos gastos. Essa desculpa que é muito difícil e causa maiores gastos é lorota. O que sera que estão escondendo. Tribunal de Contas é uma piada.
 
ricardo thibes cardoso em 17/10/2013 15:37:47
Só assim para acabar com a roubalheira