ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Hospitais se unem contra o "envio mensal" de contas feito por Bernal

Graziela Rezende e Aliny Mary Dias | 17/10/2013 13:24
Hospitais se unem contra o "envio mensal" de contas feito por Bernal

Uma semana após criação do Comitê Permanente de Hospitais Públicos e Filantrópicos de Campo Grande, a “burocratização” para a prestação de contas das entidades foi o tema da segunda reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (17), no Hospital São Julião. O grupo se diz contra a ação determinada pelo prefeito Alcides Bernal (PP) e qualifica como inviável o envio mensal dos gastos detalhados.

Segundo representantes do Hospital do Câncer, Santa Casa, Universitário, Regional e São Julião, e a promotora de Justiça, Paula Volpe, a forma como a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) está solicitando a prestação de contas está incorreta. Eles dizem que é algo muito detalhado, que gera gastos, diferente da antiga gestão, quando eles prestavam contas apenas ao Ministério Público e a CGU (Controladoria Geral da União).

“Esse ano o Bernal pede detalhe por detalhe, explicando cada centavo. Os diretores todos são contra o detalhamento mensal, porque é totalmente inviável. Nós ainda convidamos o secretário Ivandro Côrrea Fonseca, para discutir o assunto, mas ele ainda não compareceu as nossas reuniões”, fala o diretor presidente da Santa Casa, Wilson Teslenco.

O presidente ainda diz que o grupo pretende enviar propostas claras e tem perspectiva que “as coisas irão mudar”. “A prefeitura não nos procura pra nada e precisamos discutir esse problema da prestação de contas muito detalhada”, argumenta Teslenco.

O impasse já fez que com que a Sesau ameaçasse cortar os recursos para os hospitais. “Ninguém aqui é contra a prestação de contas e sim com a burocratização da saúde”, diz Carlos Alberto Coimbra, presidente do Hospital do Câncer.

Após 2h de discussões, os representantes disseram que o objetivo é ter reuniões constantes, para encontrar soluções. “Muitos hospitais tem problemas semelhantes e juntos conseguem ter um diálogo melhor. Precisamos conversar, todos os hospitais estão acima da capacidade”, dizem.

O próximo encontro será na terça-feira (22), às 8h no Ministério Público, ocasião em que o secretário de Saúde será novamente convidado.

Nos siga no Google Notícias