A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

04/06/2008 14:50

IBGE aponta dados falhos em desenvolvimento humano de MS

Redação

Mato Grosso do Sul está em posição desfavorável em diversos fatores que apontam o desenvolvimento humano na observação dos Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2008, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme a pesquisa, com base em dados gerados a partir de 2004, o Estado apresenta 97,8% de fossa rudimentar (a primeira no País); tem 87,4% do lixo com destinação final inadequada e está em terceiro lugar entre as terras produtivas não utilizadas.

A pesquisa considera os princípios da Agenda 21 (aprovada por 180 países em 1992) para elaborar os dados.

Mato Grosso do Sul destina apenas 222,4 mil toneladas/dia de lixo para reciclagem, estações de triagem, usinas de compostagem e incineração. A produção diária de lixo, porém, é de 1,7 milhões de toneladas.

As fossas rudimentares ainda colocam o Estado em primeiro lugar na falta de esgotamento sanitário do País. Das fossas, 97,8% são rudimentares.

Pela vocação econômica, focada na agropecuparia, o Estado está entre os que mais utilizam fertilizantes na lavoura e figura entre os principais consumidores de agrotóxicos. São 352,5 mil toneladas de fertilizantes usadas ao ano, a oitava posição no Brasil.

O primeiro colocado é São Paulo, que utiliza 1,5 milhão de toneladas/ano em média. Já os agrotóxicos colocam Mato Grosso do Sul em sétimo lugar entre os que mais utilizam o produto, com 10,7 mil toneladas/ano. A quantidade é 5 vezes menor que São Paulo, que aplica 54,9 mil toneladas/ano.

Em um Estado onde a população chega a quase 2 milhões de habitantes, o percentual de terras produtivas não utilizadas é de 1,31%, a terceira maior do País. Em primeiro lugar fica o Piauí, que não utiliza 21,09% das terras produtivas

População

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions