ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

IBGE aponta dados falhos em desenvolvimento humano de MS

Redação | 04/06/2008 14:50

Mato Grosso do Sul está em posição desfavorável em diversos fatores que apontam o desenvolvimento humano na observação dos Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2008, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme a pesquisa, com base em dados gerados a partir de 2004, o Estado apresenta 97,8% de fossa rudimentar (a primeira no País); tem 87,4% do lixo com destinação final inadequada e está em terceiro lugar entre as terras produtivas não utilizadas.

A pesquisa considera os princípios da Agenda 21 (aprovada por 180 países em 1992) para elaborar os dados.

Mato Grosso do Sul destina apenas 222,4 mil toneladas/dia de lixo para reciclagem, estações de triagem, usinas de compostagem e incineração. A produção diária de lixo, porém, é de 1,7 milhões de toneladas.

As fossas rudimentares ainda colocam o Estado em primeiro lugar na falta de esgotamento sanitário do País. Das fossas, 97,8% são rudimentares.

Pela vocação econômica, focada na agropecuparia, o Estado está entre os que mais utilizam fertilizantes na lavoura e figura entre os principais consumidores de agrotóxicos. São 352,5 mil toneladas de fertilizantes usadas ao ano, a oitava posição no Brasil.

O primeiro colocado é São Paulo, que utiliza 1,5 milhão de toneladas/ano em média. Já os agrotóxicos colocam Mato Grosso do Sul em sétimo lugar entre os que mais utilizam o produto, com 10,7 mil toneladas/ano. A quantidade é 5 vezes menor que São Paulo, que aplica 54,9 mil toneladas/ano.

Em um Estado onde a população chega a quase 2 milhões de habitantes, o percentual de terras produtivas não utilizadas é de 1,31%, a terceira maior do País. Em primeiro lugar fica o Piauí, que não utiliza 21,09% das terras produtivas

População

Nos siga no Google Notícias