ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

IBGE deflagra Censo 2010 com visita à casa do governador

Redação | 02/08/2010 08:51

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deflagrou oficialmente nesta manhã o Censo 2010 com uma visita à residência do governador André Puccinelli (PMDB).

Ele tomou conhecimento do trabalho técnico que será feito no Estado e das mudanças implementadas pelo IBGE para o levantamento deste ano.

Durante a visita, o governador destacou a importância do Censo como ferramenta governamental para implementação de políticas públicas que beneficiem a população.

"Sabendo dos dados da população com exatidão, o governante pode aplicar políticas públicas voltadas a setores importantes como saúde, educação e segurança pública. Desta forma, é possível planejar melhor o desenvolvimento do Estado", afirmou Puccinelli.

A chefe do IBGE em Mato Grosso do Sul, Carlita Estevan de Souza, informou que o levantamento será feito durante os meses de agosto, setembro e outubro. Os primeiros resultados parciais devem ser divulgados em dezembro deste ano. O restante dos dados serão revelados durante todo o ano de 2011.

A primeira contagem a ser divulgada, conforme a chefe do IBGE, será a de homens e mulheres por município.

Ao todo, serão 700 recenseadores atuando em Campo Grande e 2.240 em todo o Estado.

Uma das principais dificuldades, segundo a chefe do IBGE, é o acesso aos condomínios. Na tentativa de superar este obstáculo, será fixada nestes locais uma foto do recenseador, que também poderá ser identificado pelo uniforme, o boné e o palm top (computador de mão).

As casas fechadas são outro desafio para o IBGE no Censo 2010. Após várias tentativas, se o morador não for localizado pelo recenseador, receberá uma senha e poderá preencher seu próprio cadastro pela internet.

"Existem outros obstáculos, como os cachorros, por exemplo, e de gente que não atende, diz que não pode, que é pra passar mais tarde, mas estamos sempre pedindo a colaboração da população, para que receba bem o recenseador em sua casa", disse Carlinda.

Pela primeira vez neste ano, o Censo também vai levantar quais as etnias indígenas e o número de casais que recorreram à união homoafetiva.

Para realizar o Censo nas aldeias, o IBGE optou por selecionar recenseadores da própria comunidade, explicou a chefe do instituto no Estado.

A contagem das pessoas que deixaram o Estado para viver no exterior também é novidade no Censo 2010. O levantamento que será feito nos próximos três meses é realizado pelo IBGE de 10 e 10 anos.

Estimativas

Nos siga no Google Notícias