ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUARTA  18    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Viradouro é campeã do Carnaval no Rio com desfile em homenagem a Mestre Ciça

Única nota abaixo da pontuação máxima dada para a escola foi um 9,9 em Fantasias, que acabou descartada

Por Jhefferson Gamarra | 18/02/2026 16:27
Viradouro é campeã do Carnaval no Rio com desfile em homenagem a Mestre Ciça
Moacyr da Silva Pinto, mais conhecido como Mestre Ciça, diretor de bateria carioca, atualmente à frente da Unidos do Viradouro (Foto: Eduardo Hollanda)

A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026. Com 260 pontos, a agremiação de Niterói conquistou seu quarto título na história, repetindo os feitos de 1997, 2020 e 2024, após liderar a apuração dos quesitos do início ao fim.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Unidos do Viradouro conquistou seu quarto título do Carnaval carioca com o enredo "Pra cima, Ciça", homenageando os 70 anos de trajetória do Mestre Ciça, diretor de bateria da escola. O desfile emocionou o público ao contar a história do homenageado, desde suas origens no Estácio de Sá até sua consagração. A escola alcançou 260 pontos, recebendo notas máximas em quase todos os quesitos. O retorno de Juliana Paes como rainha de bateria após 17 anos e as referências ao desfile histórico de 2007 foram destaques da apresentação, que também celebrou os 80 anos da agremiação niteroiense.

A escola apresentou o enredo “Pra cima, Ciça”, uma homenagem em vida à trajetória de 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, diretor de bateria da própria Viradouro e um dos maiores nomes da história das baterias do carnaval carioca. O desfile foi o terceiro da segunda-feira (16) e emocionou o público na Marquês de Sapucaí, especialmente os componentes da escola, com muitos ritmistas cruzando a Avenida às lágrimas.

Na narrativa apresentada na Avenida, a escola contou a trajetória de Mestre Ciça desde suas origens no Estácio de Sá até a consagração como comandante da bateria Furacão Vermelho e Branco. A apresentação também exaltou os 80 anos da Viradouro, reforçando a ligação histórica entre o homenageado e a agremiação.

Durante a apuração, a Viradouro recebeu notas 10 consecutivas nos quesitos Comissão de Frente, Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegorias e Adereços e Harmonia. A única nota abaixo da pontuação máxima foi um 9,9 em Fantasias, que acabou descartado conforme o regulamento, garantindo o total de 260 pontos.

Outro destaque da campeã foi o retorno da atriz Juliana Paes ao posto de rainha de bateria após 17 anos afastada. Emocionada, ela celebrou a homenagem a Mestre Ciça. “A palavra de hoje é gratidão. Estou grata por poder prestar essa homenagem, por honrar esse homem maravilhoso que é o mestre Ciça. Ser convidada pelo próprio enredo tem um gosto especial, né? Estou me sentindo especial”, declarou.

Na Avenida, a Viradouro também emocionou ao fazer referências ao desfile histórico de 2007, reforçando sua identidade e trajetória no carnaval carioca. Com o resultado, a escola consolida seu momento de protagonismo no Grupo Especial e amplia sua galeria de conquistas no maior espetáculo da Terra.

Na disputa pelo título, estavam ainda a Beija-Flor de Nilópolis, a Acadêmicos do Salgueiro e a Unidos de Vila Isabel, mas nenhuma conseguiu superar a sequência de notas máximas da escola de Niterói em todos os quesitos.

Já a Acadêmicos de Niterói foi rebaixada antes do fim da apuração e disputará a Série Ouro em 2027.

Classificação geral – Grupo Especial 2026

1º – Unidos do Viradouro – 270,0
2º – Beija-Flor – 269,9
3º – Vila Isabel – 269,9
4º – Salgueiro – 269,7
5º – Imperatriz – 269,4
6º – Mangueira – 269,2
7º – U. da Tijuca – 268,7
8º – Grande Rio – 268,7
9º – Tuiuti – 268,5
10º – Portela – 267,9
11º – Mocidade – 267,4
12º – A. Niterói – 264,6 (rebaixada)