ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Incra encerra nesta semana vistoria de lotes em Ponta Porã

Fabiano Arruda | 15/05/2011 20:47

A vistoria de lotes, iniciada no dia 2 de maio pelo Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), termina nesta semana em Ponta Porã. Apenas na fazenda Itamarati são 3 mil lotes e outros 480 no município. Na região Sul do Estado existem aproximadamente 14 mil.

Até a semana passada, mais de 1,6 mil lotes haviam sido vistoriados.

Segundo o instituto, a partir do dia 23, as análises seguem em Iguatemi, Naviraí, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul.

Ainda conforme o órgão, a divulgação completa das vistorias só deverá ocorrer ao término do processo, previsto para 15 de agosto.

Nos primeiros dez dias de serviços no município de Ponta Porã, as dez equipes de servidores já visitaram os assentamentos Dorcelina Folador, Aba da Serra, Boa Vista, Corona e Nova Era e parte do Itamarati.

Os levantamentos percorrerão também as cidades de Amambaí, Anaurilândia, Angélica, Glória de Dourados, Itaquiraí, Japorã, Juti, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Tacuru, e Taquarussu.

Os técnicos do órgão têm por objetivo vistoriar todos os 68 assentamentos da região sul do Estado, em cumprimento da decisão liminar proferida na ação cautelar da 1ª Vara Federal de Naviraí.

O levantamento investiga se os lotes estão com os donos originais ou abandonados e é uma exigência da justiça federal para liberar novas aquisições de terra. O processo é condicionado para destravar a reforma agrária.

O pedido partiu do MPF (Ministério Público Federal), após a descoberta de participação de funcionários do Incra e líderes de movimentos sociais na venda e regularização de lotes ocupados ilegalmente, através da emissão de documentos falsos. O esquema foi revelado durante a operação Tellus, realizada pela PF (Polícia Federal).

Nos siga no Google Notícias