ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Índios fecham MS-156 por mudança de comando na Funai

Redação | 02/02/2009 11:54

Índios de Dourados fecharam na manhã desta segunda-feira a MS-156, que dá acesso à Itaporã, reivindicando a substituição da administradora regional da Funai, Margarida Nicoletti.

A previsão é que eles bloqueiem ainda hoje mais três rodovias no Sul do Estado, as que ligam Dourados às cidades de Caarapó, Amambai e Juti.

Nesta segunda, são aguardadas em Dourados, cerca de 200 lideranças indígenas, que deverão discutir os rumos do protesto.

De acordo com a presidente da ong "Índias em Ação", Dirce Veron, da aldeia Bororó, em Dourados, a Funai em Brasília já foi comunicada sobre o bloqueio. Os índios prometem manter os bloqueios até serem atendidos. "Vamos ficar aqui sem data definida para sair. Os indígenas de todo o Conesul vão permanecer em frente a Funai e bloqueando as rodovias até que haja um entendimento entre as partes", disse.

Na semana passada, o juiz federal substituto Fabio David, deferiu o pedido de reintegração de posse e determinou que os índios deixassem a sede da Funai em Dourados. Entretanto, eles decidiram montar montaram um acampamento em frente à sede com barraco de lona, até que o presidente da Funai, Márcio Meira, decida pela exoneração de Nicoletti do cargo que ocupa desde 2007 na Administração Executiva Regional do Cone Sul. (Com informações do Dourados Agora)