ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Índios fecham MS-156 por mudança de comando na Funai

Redação | 02/02/2009 11:54

Índios de Dourados fecharam na manhã desta segunda-feira a MS-156, que dá acesso à Itaporã, reivindicando a substituição da administradora regional da Funai, Margarida Nicoletti.

A previsão é que eles bloqueiem ainda hoje mais três rodovias no Sul do Estado, as que ligam Dourados às cidades de Caarapó, Amambai e Juti.

Nesta segunda, são aguardadas em Dourados, cerca de 200 lideranças indígenas, que deverão discutir os rumos do protesto.

De acordo com a presidente da ong "Índias em Ação", Dirce Veron, da aldeia Bororó, em Dourados, a Funai em Brasília já foi comunicada sobre o bloqueio. Os índios prometem manter os bloqueios até serem atendidos. "Vamos ficar aqui sem data definida para sair. Os indígenas de todo o Conesul vão permanecer em frente a Funai e bloqueando as rodovias até que haja um entendimento entre as partes", disse.

Na semana passada, o juiz federal substituto Fabio David, deferiu o pedido de reintegração de posse e determinou que os índios deixassem a sede da Funai em Dourados. Entretanto, eles decidiram montar montaram um acampamento em frente à sede com barraco de lona, até que o presidente da Funai, Márcio Meira, decida pela exoneração de Nicoletti do cargo que ocupa desde 2007 na Administração Executiva Regional do Cone Sul. (Com informações do Dourados Agora)

Nos siga no Google Notícias