ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Índios participarão de brigadas do Ibama no Pantanal

Por Redação | 07/05/2010 10:36

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) irá contratar indígenas dos municípios do Pantanal para trabalhar nas brigadas de incêndios florestais.

Em Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho serão contratados dois esquadrões do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) que contarão com indígenas em seus quadros.

Em razão da forte presença indígena nessas localidades e por considerar seus territórios como unidades de conservação, o Ibama quer priorizar a formação das brigadas com contingentes de índios.

Além da preocupação do Ibama com o Pantanal, que demanda atenção especial do orgão, Miranda e Aquidauana concentram grande parte das populações indígenas nessa região do Estado.

Em Miranda, são cerca de 7.500 índios da etnia Terena distribuídos em nove aldeias, que ocupam mais de 5 mil hectares.

Em Aquidauana a população Terena é de mais de 13 mil índios que moram também em nove aldeias espalhadas por duas reservas, com pouco mais de 8 mil hectares.

As brigadas atuam em duas frentes: combate ao fogo, um dos principais emissores de gás carbônico na atmosfera, e na prevenção de novos desmatamentos.

Essas brigadas contam com apoio logístico das prefeituras locais e reforçarão o trabalho de proteção ambiental desenvolvido nos municípios.

Ao todo este ano estão sendo contratados 89 brigadistas que vão atuar também em Corumbá e Jateí.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário