A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

17/11/2009 10:09

Índios reforçam protestos contra Funai em Dourados

Redação

Índios terenas e guarani-kaiowá, há 11 dias acampados em frente ao prédio da Funai em Dourados, prometem intensificar os protestos para pedir a demissão da administradora regional do órgão, Margarida Nicoletti.

Lucas Paiva, um dos líderes do movimento, disse que pelo menos cem índios chegaram nesta terça-feira vindos de aldeias da região sul para reforçar os protestos.

Segundo ele, na tarde de hoje as lideranças do movimento devem decidir novos rumos do protesto. Eles ameaçam bloquear as rodovias MS-156 e BR-163 para pressionar a presidência da Funai a exonerar Margarida do cargo. "Precisamos decidir novos rumos. Até agora não conseguimos nenhum resultado. Talvez a saída seja mesmo fechar as rodovias", afirmou.

Lucas Paiva disse que os índios estão cientes que a maior dificuldade para tirar Margarida Nicoletti do cargo é a falta de substituto. "Estamos pensando que a pessoa indicada para o cargo, a Arlete, não pode ser nomeada, por isso não conseguimos ainda tirar a Margarida", afirmou.

A bióloga Arlete Pereira de Souza foi indicada pela comunidade indígena no início deste ano, mas, segundo o MPF (Ministério Público Federal), existem impedimentos legais para a nomeação dela para o cargo.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions