ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Índios reforçam protestos contra Funai em Dourados

Redação | 17/11/2009 10:09

Índios terenas e guarani-kaiowá, há 11 dias acampados em frente ao prédio da Funai em Dourados, prometem intensificar os protestos para pedir a demissão da administradora regional do órgão, Margarida Nicoletti.

Lucas Paiva, um dos líderes do movimento, disse que pelo menos cem índios chegaram nesta terça-feira vindos de aldeias da região sul para reforçar os protestos.

Segundo ele, na tarde de hoje as lideranças do movimento devem decidir novos rumos do protesto. Eles ameaçam bloquear as rodovias MS-156 e BR-163 para pressionar a presidência da Funai a exonerar Margarida do cargo. "Precisamos decidir novos rumos. Até agora não conseguimos nenhum resultado. Talvez a saída seja mesmo fechar as rodovias", afirmou.

Lucas Paiva disse que os índios estão cientes que a maior dificuldade para tirar Margarida Nicoletti do cargo é a falta de substituto. "Estamos pensando que a pessoa indicada para o cargo, a Arlete, não pode ser nomeada, por isso não conseguimos ainda tirar a Margarida", afirmou.

A bióloga Arlete Pereira de Souza foi indicada pela comunidade indígena no início deste ano, mas, segundo o MPF (Ministério Público Federal), existem impedimentos legais para a nomeação dela para o cargo.

Nos siga no Google Notícias