A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

16/06/2015 23:18

Inep apresenta portal que vai explicar a Prova Brasil

Mariana Tokarnia - Agência Brasil

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai lançar em agosto o portal Devolutivas, que vai explicar os resultados da Prova Brasil. O site disponibilizará os itens da prova com comentários e explicações sobre o que o aluno errou ou acertou. O portal foi apresentado hoje (16) pelo presidente do Inep, Francisco Soares, no 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

"O que o portal faz é traduzir a Prova Brasil", disse Soares. "A gente imagina que a plataforma vai virar uma plataforma de trabalho. Os professores vão ler e vão ter sugestões. O que a gente espera é que vire uma forma de diálogo na escola para análise das provas".

Inicialmente o portal estará voltado para o ensino fundamental. A Prova Brasil é aplicada ao quinto ano e ao nono ano do ensino fundamental. A avaliação é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além dos dados de aprovação escolar.

"Foi criado o Ideb e, de repente, todo mundo teve que considerar o Ideb. O que a gente está fazendo agora é dizer o que é Ideb alto, médio ou baixo em termos de aprendizado do aluno, essa é a novidade", acrescentou Soares. Segundo ele, as explicações vinculam cada item cobrado na prova com o currículo ensinado na sala de aula.

De acordo com o Inep, a plataforma mostrará os resultados da Prova Brasil tal como divulgado no boletim da escola, ou seja, será possível selecionar a escola e visualizar em um gráfico a distribuição dos alunos nos níveis de proficiência de cada área ou etapa avaliada. Também será possível comparar essa distribuição com a de escolas similares.

O Inep já discutia formas de melhorar a divulgação dos resultados da Prova Brasil. No ano passado, houve novidades na divulgação dos resultados da prova de 2013. O boletim divulgado pelo Inep mostrava o percentual de estudantes na escola, no estado e no país em cada um de até dez níveis de proficiência. A quantidade de níveis varia de acordo com a série e com a disciplina avaliada. As escolas puderam consultar a interpretação pedagógica dos níveis de desempenho. Além disso, puderam comparar o desempenho com escolas próximas e com nível socioeconômico semelhante.

O portal será lançado em agosto, durante reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave).

O 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação começou hoje (16) e vai até sexta-feira (19), no município Mata de São João (BA). Participam 1.687 representantes de 1.067 municípios.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions