A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

22/03/2011 11:59

Instituto dos Advogados pede ao TJ a volta do expediente integral

Marta Ferreira
Advogados enfrentam limitações desde que novo horário foi implantado, afirma instituto.Advogados enfrentam limitações desde que novo horário foi implantado, afirma instituto.

O Instituto dos Advogados de Mato Grosso do Sul protocolou hoje carta em que solicita ao TJ (Tribunal de Justiça) a volta do expediente integral.

No documento, assinado por toda a diretoria da entidade, o Instituto afirma que o horário concentrado no período da tarde está prejudicando a “prestação jurisdicional” no Estado. A mudança foi adotada em setembro do ano passado, sob a justificativa da necessidade

O texto reconhece como “louvável” a iniciativa de buscar a economia nos gastos públicos, mas afirma que a mudança tem prejudicado o exercício da advocacia.

O Instituto afirma que, como a maioria dos processos ainda são físicos, e não digital, o advogado precisa ir ao cartório para ter acesso aos processos e, com o horário apenas do meio –dia às 19h, como está, o trabalho está sendo limitado.

Sobrecarga-A entidade afirma, ainda, que os cartórios estão sobrecarregados de serviço com a concetração em apenas um período, mais um reflexo negativo para o atendimento da Justiça à população.

Após expor esses motivos, o Instituto dos Advogados manifesta-se contrário à mudança estabelecida em setembro do ano passado e pede que seja retomado o expediente integral, das 8h, às 18h, em atendimento ao que prevê a Constituição Estadual.

O tema é polêmico desde que houve a alteração e é alvo de ação no STF (Supremo Tribunal Federal) por parte da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ainda não houve julgamento.

O pedido do Instituto dos Advogados é assinado por 5 integrantes da diretoria: o presidente Luis Cláudio Alves, o vice-presidente Márcio Antônio Torres Filho, o secretário-geral Stheven O. Razuk, o diretor-cultural Sérgio Muritiba e o diretor tesoureiro Onofre Carneiro Pinheiro Filho.



estou a procura de márcio antônio torres filho nascido na cidade de tupi paulista sp filho de márcio antônio torres e nice , meu primo , sem mais para o momento agradeço qualquer informação
 
rogerio marcos medeiros em 24/06/2012 08:47:08
todos os dias ouvimos sobre essa questao, mas ninguem convida a sociedade a protestar pelas ruas da cidade, para que as autoridades veja o descontentamento da populaçao,sem falar nos pontos facultativos. sera que está vindo outro aí? por que o instituto nao convoca essa manifestaçao?
 
nivaldo santos em 22/03/2011 05:09:15
Eu votei na chapa que venceu as eleições da oab, mais hj vejos que eu estava errado deveria ter votado na Chapa destes advogados que hj não sentem vergonha de defender os advogados.
 
Ricardo Assumpção em 22/03/2011 03:07:15
Parabéns Instituto dos Advogados mais um grupo para defender os advogados pq a oab vixeeeee, nem se fala no esquecimento com a causa só na época da eleição de ordem mesmo que aparece.
 
Alex de Oliveira Milani em 22/03/2011 03:05:21
Pra mim é covardia nao a oab nao ter se manifestado de forma firme, a diretoria da ordem está acomodada. E nós adv. esquecidos. Sou jovem adv quero fazer parte deste Instituto como faço???
 
Renato Diego takashima em 22/03/2011 03:02:13
muito se ouviu dizer sobre o horário de atendiomento no fórum. Amigos é um absurdo tem varas criminais que os processos nao tramitavam quando era integral, agora nossos processos vão aposentar-se nos cartórios. Instituto dos Advogados veio para dar oxigênio a advocacia do estado com essa iniciativa.
 
Carlos Henrrique de Almeida Prado em 22/03/2011 02:54:48
Do jeito que estava indo o forúm iria atender pelo telefone e com hora marcada. Ainda bem que apareceu esse instituto para falar por nós advogados.
 
Juarez Marques da Silveira em 22/03/2011 02:51:32
Realmente deste jeito não podemos deixar ficar. meus clientes me perguntam se eu não tenho uma intituição para combater esse absurdo que é o atendimento em meio período e eu falo que existe, porém não faz. Mais agora poderei mostrar que o Institudo dos Advogados tentam. Obrigado Colegas Advogados do Instituto
 
Mirella Bernardes em 22/03/2011 02:35:37
Nós mulheres por mais que estejamos representadas em âmbito nacional, aqui na advocacia do nosso estado somos esquecidas. Imaginem só eu sou adovogada na área Criminal, tenho um pedido com o dr. Ivol Salgado na 3 Vara que faz mais de mês que nao desenrola isso porque o expediente foi reduzido ele é um brilhante magistrado, mais não consegue atender os advogados pq o tempo é reduzido. o Instituto veio na hora certo porque só assim para ter providências tomadas. Pq pelo menos na oab o grupo da Mulher fala mais auto Eleniceeeeeeeeeeee. Carrilhoooooooooooo. Parabéns Instituto
 
Jaqueline Constancio Viégas em 22/03/2011 02:30:08
Amigos, A mudança foi adotada em setembro do ano passado, sob a justificativa da necessidade de economizar gastos, porém precisou de um Instituto de advogados tomar frente para tentar resolver esse problema, não é somente os advogados quem perdem com isso a sociedade que perde mais ainda. Queroi Fazer Parte desde Istituto que realmente Honra os Advogados diferente de uns que são subordinados aos padrinhos.
 
Giuliano Monrreal em 22/03/2011 02:22:47
Brilhante a iniciativa deste Instituto, concordo plenamente pois como a maioria dos processos ainda são físicos, e não digital, nós advogados precisamos nos deslocar até o cartório para ter acesso aos autos e, com o horário apenas do meio –dia às 19h, como está, nosso trabalho está sendo prejudicado. Parabéns !!!
 
Felipe Gimenez Olegário em 22/03/2011 02:19:25
Nem sabia que existia este tal Instituto dos Advogados de Mato Grosso do Sul, porém mesmo conhecendo agora agradeço aos nobres colegas, pois empenham uma causa que a nossa OAB não faz. Parabéns