Acidente em curtume matou venezuelano e deixou outro em estado crítico
Número de feridos ainda é impreciso; indústria não tinha certificado de vistoria e foi interditada
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um trabalhador venezuelano morreu e outro ficou em estado crítico após o desabamento da cobertura de um barracão no curtume da empresa SMX Agroindustrial, em Dourados, Mato Grosso do Sul. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira, quando Luis José Sotillo foi soterrado pelos escombros. O Corpo de Bombeiros confirmou três feridos no total, sendo um em estado grave e dois com ferimentos leves. A empresa foi autuada por irregularidades, incluindo a falta de certificado de vistoria. A área foi isolada devido ao risco de novos desabamentos.
O trabalhador Luis José Sotillo, de nacionalidade venezuelana, morreu durante o desabamento da cobertura de um barracão do curtume da empresa SMX Agroindustrial, ocorrido por volta de 11h desta sexta-feira (28) no Distrito Industrial de Dourados, cidade a 251 km de Campo Grande. Sotillo foi soterrado pelos escombros da estrutura e teve morte instantânea.
- Leia Também
- Desabamento de cobertura em curtume mata 1 e deixa 15 feridos
- Funcionário morre após sofrer acidente em máquina de curtume na BR-060
Existe desencontro sobre o número exato de feridos. Logo após o acidente, as primeiras informações revelavam 15 trabalhadores atingidos. Entretanto, o Corpo de Bombeiros informou que foram três feridos – um em estado crítico e dois com ferimentos leves, levados para o Hospital da Vida.
Já funcionários do hospital informaram que sete feridos foram levados para a unidade. Quatro foram atendidos e liberados e três permanecem internados, sendo um com traumatismo craniano. Os nomes não foram divulgados.
A empresa não se manifestou sobre o acidente. Equipes da Polícia Científica e da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) estiveram no local, mas o boletim de ocorrência foi colocado em sigilo. Vídeo gravado por um dos trabalhadores mostra uma das vítimas presa nos escombros (veja as imagens acima).
Até agora, o Corpo de Bombeiros foi a única instituição a se manifestar publicamente. Em nota, a corporação informou que foi acionada para atender ocorrência de colapso estrutural no curtume, a 14 km do centro.
Quando chegaram ao local, os bombeiros constataram que parte da estrutura do barracão havia desabado, ocasionando grande acúmulo de escombros.
“Durante a avaliação inicial, foram identificadas duas vítimas, sendo uma pessoa presa nos escombros, em estado crítico e necessitando de atendimento imediato, e uma vítima em óbito, localizada igualmente sob a massa de materiais colapsados”, afirma a nota.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a cena apresentava risco iminente de novos desabamentos secundários, o que exigiu isolamento imediato da área e atuação técnica criteriosa para garantir a segurança das equipes e demais envolvidos.
“O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros Militar e as medidas administrativas cabíveis foram adotadas, incluindo autuação do estabelecimento em razão das irregularidades constatadas”, afirma a corporação. O curtume não possuía certificado de vistoria.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


