ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Adiado para novembro julgamento de ex-presidente de Câmara

Helio de Freitas, de Dourados | 30/09/2014 16:42
Laurentino Pavão de Arruda é acusado de matar empresário por ciúme da ex-mulher (Foto: Capitán Bado Notícias)
Laurentino Pavão de Arruda é acusado de matar empresário por ciúme da ex-mulher (Foto: Capitán Bado Notícias)

Foi adiado para às 8h do dia 7 de novembro deste ano o julgamento do ex-presidente da Câmara de Naviraí Laurentino Pavão de Arruda, 50 anos, acusado de assassinato e tentativa de homicídio. O júri seria realizado hoje no Fórum de Dourados, mas em decisão de última hora o juiz Cesar de Souza Lima, da 3ª Vara Criminal de Dourados, redesignou o ato, conforme consta no sistema de consultas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

“Ante o pedido de reconsideração da decisão anterior de indeferir o adiamento, e a proximidade das eleições, com convocação deste magistrado para fiscalizar as mesmas, redesigno a sessão plenária para julgamento do acusado no dia 7.11.2014, às 8h”, afirmou o magistrado em despacho ao TJMS.

Em agosto deste ano a defesa de Laurentino Pavão de Arruda tinha pedido o adiamento, alegando que um dos três advogados que defendem o ex-vereador, o deputado federal Fábio Ricardo Trad, está em campanha eleitoral para a reeleição. Entretanto, o juiz havia negado o pedido.

Vereador por cinco mandatos em Naviraí, Laurentino Pavão é acusado de assassinar o empresário Emmanoel Peres Marques e de tentar matar a ex-mulher e então namorada de Emmanoel, Ana Maria de Oliveira.

Os crimes ocorreram na noite de 30 de junho de 2009, na frente da casa de Ana Maria, em Naviraí. Emmanoel foi ferido com sete golpes de faca. O ex-vereador é acusado de homicídio qualificado e pode pegar de 12 a 30 anos de prisão. Segundo a denúncia do Ministério Público, os crimes foram por motivo torpe, ou seja, ciúmes e meio cruel, além do recurso que dificultou a defesa das vítimas. Ele chegou a ser preso no ano do crime, mas está há quase cinco anos em liberdade aguardando o julgamento.

Laurentino será julgado em Dourados a pedido do Ministério Público para evitar interferência no resultado do júri. Tanto o ex-vereador quanto o empresário morto eram pessoas muito conhecidas e com grande influência política na cidade do Conesul.

O processo criminal contra Laurentino se arrasta há cinco anos. Segundo a investigação da polícia de Naviraí, Laurentino Pavão de Arruda possuía relação amorosa com Ana Maria desde que ela tinha 12 anos de idade. Após se separarem, ela começou a namorar o empresário Emmanoel Marques. O ex-vereador não aceitava o fim do relacionamento e tinha ciúmes da ex, segundo o inquérito.

Na noite de 30 de junho de 2009, o casal percebeu que Laurentino estava em frente à residência. Algum tempo depois, achando que o ex-vereador já tinha embora, Emmanoel e a namorada saíram para a frente da casa, quando foram atacados por Laurentino. O empresário foi morto e Ana Maria esfaqueada, mas ela sobreviveu.

Após o crime, Laurentino Pavão de Arruda fugiu para o Paraguai e se escondeu em Capitán Bado, na fronteira com Coronel Sapucaia. Com a prisão decretada no Brasil, ele foi localizado no dia 28 de agosto de 2009, durante ação conjunta da Polícia Federal brasileira e Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai.

Em dezembro do mesmo ano, mesmo com parecer contrário do Ministério Público, o Tribunal Justiça de Mato Grosso do Sul revogou a prisão de Laurentino Pavão e ele ganhou o direito de aguardar o julgamento em liberdade. Em 2010 o MP recorreu e mais uma vez a 1ª Turma Criminal do TJMS manteve o ex-vereador solto.

Nos siga no Google Notícias